metropoles.com

El País encerra operação brasileira por razões econômicas

A versão em português do jornal espanhol El País, o El País Brasil, encerrou hoje suas atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Anuncio de encerramento das atividades do El País
1 de 1 Anuncio de encerramento das atividades do El País - Foto: Reprodução

A versão em português do jornal espanhol El País, o El País Brasil, encerrou hoje suas atividades. O anúncio foi feito por meio de uma nota publicada no site às 11h. A equipe de repórteres foi avisada da decisão pouco antes disso, quando foram apontadas razões econômicas para a decisão de Madri.

O novo board do El País, que assumiu este semestre, mudou o entendimento de que a expansão nas Américas era estratégica. Já havia receio de que a operação fosse interrompida, mas achava-se que ela estava garantida pelo menos até o fim da eleição de 2022.

O El País expandiu suas atividades para o Brasil em 2013 montando uma redação em São Paulo e contratando jornalistas em outras praças. Sob a liderança da jornalista Carla Jimenez, o site se notabilizou pelo conteúdo de qualidade e aprofundado sobre a realidade brasileira e mundial, além de excelentes colunistas de opinião, como Xico Sá e Eliane Brum. Seu sucesso incomodou publicações tradicionais brasileiras.

A nota explica que “apesar de ter atingido grandes audiências e um número considerável de assinantes digitais, ela não alcançou sua sustentabilidade econômica, o que levou à decisão por sua descontinuidade”.

O jornal afirmou ainda que concentrará seus esforços na edição em espanhol para as Américas, baseada na Cidade do México.

Leia a nota completa:

“A edição em português do EL PAÍS despede-se hoje de seus leitores. Esta edição nasceu em 2013 e durante oito anos informou sobre a atualidade brasileira e mundial. Neste tempo, apesar de ter atingido grandes audiências e um número considerável de assinantes digitais, ela não alcançou sua sustentabilidade econômica, o que levou à decisão por sua descontinuidade.

O EL PAÍS, que mantém correspondentes em São Paulo, conta com a mais extensa rede de jornalistas no continente. A partir de sua redação na Cidade do México, dos escritórios de Washington, Bogotá e Buenos Aires e de seus jornalistas nas principais capitais, a edição do EL PAÍS América oferece a mais completa cobertura em espanhol da área. Um esforço que será ampliado nos próximos meses e no qual o jornal concentrará suas energias.

Queremos agradecer aos profissionais do EL PAÍS Brasil por seu grande esforço e dedicação. Como também à fidelidade de nossos leitores, que poderão acompanhar a informação sobre a região e o resto do mundo em nossa edição da América. Para este jornal, o Brasil é um eixo da informação global tanto no plano político e econômico, quanto no cultural e social.”

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia