metropoles.com

Demora para ocupar cargos no governo Lula atrasa reorganização do PT

Postos de comando do PT e a direção da Fundação Perseu Abramo ficaram vagos com a ida de dirigentes partidários para o governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Wilson Pedrosa/Fotos Públicas
foto de gleisi hoffmann, uma mulher branca que veste roupas escuras. ela discursa em frente a uma bandeira do PT
1 de 1 foto de gleisi hoffmann, uma mulher branca que veste roupas escuras. ela discursa em frente a uma bandeira do PT - Foto: Wilson Pedrosa/Fotos Públicas

A lentidão no processo de nomeação de cargos no governo Lula atrasará a reorganização interna do PT. O partido ficou com postos de comando vagos após a ida de dirigentes para a chefia de ministérios.

A cúpula do PT admite que as atenções estão voltadas para Brasília e que há certa dispersão entre as lideranças do partido, o que é característico neste período do ano.

Uma decisão importante para o PT diz respeito à presidência da Fundação Perseu Abramo, o braço programático do partido. O ex-ministro Aloizio Mercadante deixou a comando da instituição para assumir o BNDES.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, relutou em aceitar a nomeação do ex-ministro Gilberto Carvalho no Ministério do Trabalho porque queria vê-lo à frente da Perseu Abramo. Carvalho bateu o pé e assumirá a Secretaria de Economia Solidária na pasta.

A ex-ministra Nilma Lino Gomes, ex-reitora da Unilab, é uma das cotadas para assumir a presidência da Perseu Abramo, mas Gleisi não se decidiu ainda.

Gleisi também terá de discutir quem será o secretário-geral do partido, já que Paulo Teixeira assumiu o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A presidência do PT de São Paulo é outro posto que ficou vago com a ida de Luiz Marinho para o Ministério do Trabalho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?