metropoles.com

Delegado preso no Rio foi homenageado por político miliciano

Marcos Cipriano recebeu as mais altas honrarias da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal

atualizado

Compartilhar notícia

cipriano
1 de 1 cipriano - Foto: null

O delegado da Polícia Civil Marcos Cipriano, preso ontem no Rio de Janeiro acusado de acobertar figurões dos jogos de azar, era badalado entre políticos do estado e chegou a ser homenageado com as mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal.

Os personagens que propuseram as homenagens falam por si. Um foi o ex-vereador Nadinho de Rio das Pedras, indiciado pela CPI das Milícias na Alerj e executado em 2007. Um ano antes, ele propôs a Medalha Pedro Ernesto a Marcos Cipriano na Câmara.

O outro foi o ex-deputado estadual Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que chegou a ser afastado do cargo em 2017 por suposto recebimento de propina. Brazão também foi apontado pela Procuradoria-Geral da República como suspeito de ter sido o mentor da morte de Marielle Franco, o que nunca ficou provado. Ele propôs a concessão da Medalha Tiradentes a Cipriano em 2009.

O conselheiro retomou o posto no TCE em 2021 após decisão de Nunes Marques, ministro do Supremo indicado por Jair Bolsonaro à mais alta corte do país. O magistrado justificou que houve demora excessiva por parte dos investigadores e que o prazo de mais de quatro anos de afastamento não era razoável.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?