metropoles.com

Damares versus Bia Kicis: quem levará a melhor?

Apesar de serem aliadas e estarem no mesmo campo, as duas pontas de lança do bolsonarismo no DF podem ter que disputar voto nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado
Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, depõe em audiência no Senado. Ela usa máscara, sentada à mesa, e olha para frente - Metrópoles
1 de 1 Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, depõe em audiência no Senado. Ela usa máscara, sentada à mesa, e olha para frente - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Embora sejam aliadas, a deputada federal Bia Kicis e a ex-ministra Damares Alves podem acabar brigando por votos nas eleições deste ano, se ambas buscarem uma vaga na Câmara dos Deputados.

As duas ocupam o mesmo campo político, mas estão em partidos que não fizeram federação. Damares está no Republicanos e Bia Kicis, no PL. Isso significa que o voto de uma não favorece a outra na hora de calcular o quociente eleitoral.

A ex-ministra é forte no mundo evangélico, o que poderia ser uma vantagem se já não houvesse um deputado federal nesse campo no DF – o pastor Julio Cesar, chefe do Republicanos na capital federal.

Essa situação acaba espremendo ainda mais Damares, que pode não contar com uma adesão maciça dos evangélicos à sua candidatura.

Talvez por isso Damares não dê certeza sobre o seu futuro. Procurada pela coluna, ela afirmou que é “uma possibilidade (se candidatar a deputada), dependendo do que as lideranças partidárias decidirem”. “Se precisarem de mim para ser candidata, eu aceito o desafio. Até as convenções, muita coisa ainda pode acontecer”, completou.

A ex-ministra também elogiou a deputada Bia Kicis. “O eleitorado de Bia é fiel a ela, e Bia conquistou com sua atuação muitos outros eleitores. Concorrer com Bia é difícil para qualquer candidato”, afirmou.

Já a deputada Bia Kicis não respondeu a coluna até o momento.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?