metropoles.com

CPI do Narcotráfico indiciou pai de ministro das Comunicações

CPI da Câmara pediu indiciamento de Juscelino Rezende por crime organizado; Rezende é pai e padrinho político do ministro das Comunicações

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e pai, Juscelino Rezende
1 de 1 Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e pai, Juscelino Rezende - Foto: Reprodução

José Juscelino dos Santos Rezende, pai e principal padrinho político do ministro das Comunicações do governo Lula, foi acusado dos crimes de narcotráfico, crime organizado, roubo de cargas, lavagem de dinheiro e receptação pela CPI do Narcotráfico da Câmara em 2000. Na época, Rezende era prefeito de Vitorino Freire (MA) e chegou a ficar preso.

Nesta terça-feira (28/2), a coluna mostrou que Juscelino Rezende é réu por encomendar a morte de um agiota na cidade que governava. A denúncia por homicídio qualificado contra o pai do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi aceita em 2007, mas o caso está travado.

O relatório final da CPI do Narcotráfico, publicado em novembro de 2000, traz o depoimento de José Soares, um homem condenado por roubo de carga. O criminoso acusou Rezende de ter comprado cargas de eletrodomésticos roubadas e que seriam contrabandeadas para fora do Brasil.

Os deputados federais do colegiado foram até o Maranhão colher depoimentos e se reunir com autoridades. As sessões aconteceram na Assembleia Legislativa do Estado. Juscelino Rezende chegou a ser preso por ordem do colegiado, por ter faltado aos depoimentos marcados. Ficou dois meses foragido e um detido.

Procurada pela coluna, a defesa de Juscelino Rezende não respondeu. O espaço está aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?