Guilherme Amado

Corrida de partidos por propaganda na TV foi definida em minutos

Ordem de chegada dos pedidos é critério para dividir propaganda partidária; nove siglas fizeram as solicitações no primeiro dia permitido

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
TSE abre teste de urnas para hackers. Ao todo, 26 investigadores se reunirão no TSE para aplicar 29 planos de ataque às urnas que serão usados nas Eleições Gerais de 2022.
1 de 1 TSE abre teste de urnas para hackers. Ao todo, 26 investigadores se reunirão no TSE para aplicar 29 planos de ataque às urnas que serão usados nas Eleições Gerais de 2022. - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Uma corrida decidida em poucos minutos definiu as datas das propagandas partidárias gratuitas na televisão e no rádio, recriadas neste ano. A lei, publicada no Diário Oficial da União em 4 de janeiro, durante o recesso do Judiciário e do Legislativo, determinava que a sigla que pedisse primeiro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levaria os melhores dias.

No dia seguinte, 5 de janeiro, a largada foi dada. Nove partidos fizeram as solicitações ao tribunal, virtualmente. Apenas três minutos separam o primeiro pedido do quarto. A agremiação mais rápida foi o Patriota, às 15h16. Por causa de sua pequena bancada parlamentar, a legenda conta com só três inserções em três dias diferentes, entre 29 de março e 2 de abril deste ano.

Um minuto depois do Patriota, às 15h17, o segundo lugar foi do PSD, que tem muito mais tempo de televisão. São 40 inserções a partir de 14 de junho em oito dias diferentes. As datas são vantajosas porque são as mais próximas possíveis da campanha eleitoral, já que a propaganda partidária acontecerá apenas no primeiro semestre.

Mais um minuto depois, às 15h18, foi a vez do PSDB. Mais dois minutos, do PV. Nove minutos mais tarde, às 15h29, o MDB enviou o documento à Justiça Eleitoral.

A velocidade do PSD, comandado por Gilberto Kassab, fez com que o MDB levasse a pior ao fazer o mesmo pedido, doze minutos depois. Alguns dos dias solicitados coincidiam com os do PSD. A lei prevê que, nesses casos, o partido fica com a data mais próxima da solicitada.

Corrida de partidos por propaganda na TV foi definida em minutos - destaque galeria
11 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Ciro Gomes, do PDT
Felipe d'Ávila, do Novo
Jair Bolsonaro, do PL
O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022
1 de 11

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
A seguir, os candidatos à Presidência
2 de 11

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
Ciro Gomes, do PDT
4 de 11

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
Felipe d'Ávila, do Novo
5 de 11

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
Jair Bolsonaro, do PL
6 de 11

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato
7 de 11

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
Leonardo Péricles, do UP
8 de 11

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
Luiz Inácio Lula da Silva, do PT
9 de 11

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
Simone Tebet, do MDB
11 de 11

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

No fim das contas, o MDB ficou com inserções a partir de 16 de junho, mas com menos tempo diário do que gostaria. No primeiro dia, por exemplo, são apenas 30 segundos. Em 18 de junho, são dois minutos. A partir daí, são blocos de 1 minuto e 30 segundos.

O PSol não pareceu preocupado em disputar as inserções de rádio e TV. Foi o último partido a acionar o TSE. Isso só aconteceu em 10 de fevereiro, mais de um mês depois do corre-corre.

Os dados foram obtidos pela coluna por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?