metropoles.com

Conselho do MJ aprova repasses para espaços religiosos em presídios

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária aprovou uma recomendação de repasse de verba para espaços religiosos em presídios

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
evangelismo em prisões
1 de 1 evangelismo em prisões - Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou uma recomendação que prevê envio de verba do Ministério da Justiça para os estados montarem espaços de assistência religiosa em presídios. A norma do colegiado foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (3/5).

O Ministério da Justiça fez uma correção em uma resolução do CNPCP que havia sido publicada na última segunda-feira (29/5), que proíbe o proselitismo religioso em prisões. Desta vez, a pasta acrescentou o trecho que trata do repasse financeiro para estruturação de espaços de “assistência socio-espiritual”. A decisão final sobre o cumprimento da recomendação cabe a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.

Por unanimidade, o colegiado recomendou à Senappen o “repasse de recurso financeiro aos entes federados para estruturação e adequação dos espaços destinados à realização da assistência socio-espiritual”.

Procurada, a pasta informou que a Senappen irá avaliar a recomendação dos repasses financeiros aos estados. A pasta reforçou que a medida, se implementada, não favorecerá nenhum grupo religioso. “Será assegurada a atuação de diferentes grupos religiosos em igualdade de condições, majoritárias ou minoritárias”, disse a pasta.

A resolução também veda o proselitismo religioso em presídios, ou seja, o esforço ou tentativa de conversão dos presos a qualquer religião ou a uma crença diferente da que já é professada pelo detento. Como mostrou a coluna, a bancada evangélica da Câmara considerou que a recomendação foi um “ataque à liberdade religiosa”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?