
Guilherme AmadoColunas

Cerca de dois terços da bancada eleita do PL são mais Bolsonaro que Valdemar
Dos 99 deputados eleitos pelo PL, partido de Valdemar Costa Neto, 61 são mais próximos de Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia

Dos 99 deputados eleitos pelo PL, partido do atual mandatário da República, 61 são mais próximos de Jair Bolsonaro do que de Valdemar Costa Neto, presidente da sigla. Outros 35 possuem ligação mais forte com Valdemar.
Há ainda aqueles que são tão próximos de Bolsonaro quanto do dirigente, como Sóstenes Cavalcante (RJ) e Eros Biondini (MG).
Em 2018, quando o PL apoiou o tucano Geraldo Alckmin na eleição presidencial, o partido de Valdemar, então chamado PR, elegeu 33 deputados, quase a mesma quantidade dos que agora, em 2022, são mais próximos do dirigente.
É interessante observar a nova composição do PL porque, seja eleito Lula ou Bolsonaro, é possível ter uma ideia de como o partido, o maior da legislatura que se inicia ano que vem, vai se portar.
Em 2018, a onda Bolsonaro fez com que o PSL, sigla do então candidato ao Planalto, elegesse 52 deputados. No entanto, boa parte desses parlamentares não era bolsonarista. Em 2019, após embate de Bolsonaro com o presidente da legenda, Luciano Bivar, o partido rachou, e, na prática, o PSL passou a ter duas bancadas.
A saída de bolsonaristas fez com que o PSL se visse obrigado a se fundir com o DEM, originando o União Brasil, para que mantivesse quantidade significativa de deputados e de fundos partidário e eleitoral.
















