Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Cadete negro da turma de G. Dias pede a Lula anulação de punição

Um ex-cadete negro da turma de Gonçalves Dias alega ter sido vítima de racismo e pede anulação a Lula de punição que recebeu há 47 anos

Bruna Lima27/04/2023 06:00, atualizado 27/04/2023 07:30
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida do presidente Lula - Metrópoles

Maurício Nascimento, um ex-cadete negro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), pediu a Lula e ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, no último domingo (23/4), a anulação de uma punição que recebeu há 47 anos.

Nascimento foi punido juntamente com outros nove cadetes. Um deles era o general Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI de Lula. Nascimento alega que foi alvo de racismo, uma vez que G. Dias e outros cadetes brancos não sofreram pena de expulsão. Os cadetes foram acusados de colar em testes da Aman, o que Nascimento nega.

No documento enviado a Lula e a Almeida, obtido pela coluna, Nascimento disse que busca evitar a “eternização da injustiça”. O ex-cadete afirmou que havia formalizado o pedido a Jair Bolsonaro, mas que o caso foi “acobertado” pelo ex-comandante do Exército Paulo Sergio Nogueira.

“Ao recepcionar os requerimentos de anulação de punição disciplinar, apresentados pelo requerente, [Paulo Sergio Nogueira] recusou-se a analisá-los, colocando este procedimento administrativo disciplinar sob ‘sigilo eterno’, mantendo incólume a discriminação racial sofrida pelo requerente no Curso de Oficiais da Aman”, disse Nascimento.

Nascimento alegou que alguns anos depois de ter sido impedido de se formar no oficialato das Agulhas Negras, a Aman argumentou que não existia processo de punição algum, mas ainda assim o ex-cadete não foi reintegrado à academia.