Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Brasil avalia não mandar nem chanceler a posse de Javier Milei

O tratamento dado a Bolsonaro na posse de Javier Milei definirá qual representante do governo brasileiro comparecerá ao evento na Argentina

26/11/2023 02:00
Marcos Brindicci/Getty Images
Imagem colorida de Javier Milei com o punho cerrado - Metrópoles

O governo brasileiro trabalha com diferentes cenários sobre quem representará Lula na posse de Javier Milei, presidente eleito argentino, em 10 de dezembro. Em nenhum deles, até agora, é cogitada a possibilidade de Lula ir ao evento.

O chanceler Mauro Vieira deverá ser o representante do Brasil, mas nem isso é certo. Um dos fatores que será levado em conta é sobre qual será o tratamento dado a Jair Bolsonaro no evento.

Caso o governo argentino não crie distinções entre chefes de Estado e seus representantes de ex-chefes de Estado, o Itamaraty avalia que Mauro Vieira possa não ir e enviar, sem seu lugar, o embaixador em Buenos Aires, Julio Bitelli.

Dada a proximidade entre Brasília e Buenos Aires, é possível que a decisão seja tomada até na véspera.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles