Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

Áudio falso de Lula ressurge horas antes de vídeo de Bolsonaro na TV

Análise foi feita por pesquisadora da PUC; Flávio e Eduardo Bolsonaro impulsionaram conteúdo falso

atualizado 22/09/2022 19:07

Presidente Jair Bolsonaro conversa ao celular no planaltoRafaela Felicciano/Metrópoles

Um áudio falso do ex-presidente Lula sobre o ex-ministro Antonio Palocci voltou a circular em redes sociais bolsonaristas na semana passada, poucas horas antes de a campanha de Jair Bolsonaro citar na televisão acusações de Palocci contra Lula. A rede de impulsionamento do conteúdo falso contou com a ajuda de Flávio e Eduardo Bolsonaro.

O rastreamento e a análise foram feitos pela pesquisadora da PUC do Rio de Janeiro, Letícia Capone.

O trabalho se debruçou sobre um áudio que começou a circular ainda em 2017, em que um homem imita Lula dizendo que seria preciso “dar um jeito” em Palocci, que foi delator na Lava Jato. O material, feito de forma amadora, foi desmentido por diversas agências de checagem e proibido pela Justiça Eleitoral, por ser comprovadamente mentiroso.

O vídeo com o áudio voltou a circular em mensagens de WhatsApp às 17h56 do último dia 15. Cerca de duas horas depois, a campanha de Jair Bolsonaro citou na televisão acusações de Palocci contra Lula. A partir daí, a peça da propaganda eleitoral foi compartilhada por atores importantes do bolsonarismo.

Já na manhã dia seguinte, 16 de setembro, o blog bolsonarista Brasil Sem Medo fez publicações citando um laudo falso para tentar dar credibilidade ao áudio enganoso. O material foi impulsionado pelo senador Flávio Bolsonaro e pelos deputados Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Osmar Terra, além de influenciadores digitais bolsonaristas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna