metropoles.com

Áudio falso de Lula ressurge horas antes de vídeo de Bolsonaro na TV

Análise foi feita por pesquisadora da PUC; Flávio e Eduardo Bolsonaro impulsionaram conteúdo falso

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro conversa ao celular no planalto
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro conversa ao celular no planalto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um áudio falso do ex-presidente Lula sobre o ex-ministro Antonio Palocci voltou a circular em redes sociais bolsonaristas na semana passada, poucas horas antes de a campanha de Jair Bolsonaro citar na televisão acusações de Palocci contra Lula. A rede de impulsionamento do conteúdo falso contou com a ajuda de Flávio e Eduardo Bolsonaro.

O rastreamento e a análise foram feitos pela pesquisadora da PUC do Rio de Janeiro, Letícia Capone.

O trabalho se debruçou sobre um áudio que começou a circular ainda em 2017, em que um homem imita Lula dizendo que seria preciso “dar um jeito” em Palocci, que foi delator na Lava Jato. O material, feito de forma amadora, foi desmentido por diversas agências de checagem e proibido pela Justiça Eleitoral, por ser comprovadamente mentiroso.

O vídeo com o áudio voltou a circular em mensagens de WhatsApp às 17h56 do último dia 15. Cerca de duas horas depois, a campanha de Jair Bolsonaro citou na televisão acusações de Palocci contra Lula. A partir daí, a peça da propaganda eleitoral foi compartilhada por atores importantes do bolsonarismo.

Já na manhã dia seguinte, 16 de setembro, o blog bolsonarista Brasil Sem Medo fez publicações citando um laudo falso para tentar dar credibilidade ao áudio enganoso. O material foi impulsionado pelo senador Flávio Bolsonaro e pelos deputados Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Osmar Terra, além de influenciadores digitais bolsonaristas.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações