metropoles.com

“Arthur Lira é nosso aliado”, diz líder do governo Lula na Câmara

Aliado de Lula e adversário de Arthur Lira, Renan Calheiros havia dito à coluna que o governo estaria “desistindo” do presidente da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula e Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 Lula e Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), declarou que o presidente da Câmara, Arthur Lira, um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje é oficialmente um aliado do governo Lula. Em entrevista à coluna, nesta quinta-feira (23/3), Guimarães afirmou que Lira tem manifestado a Lula, nos encontros privados com o presidente, que quer ajudar o petista a aprovar os projetos do governo na Câmara.

Também nesta quinta, à coluna, o senador Renan Calheiros havia dito que Lira “é um cara totalmente imprevisível, que não cumpre nada”, e que o governo estaria “desistindo” do presidente da Câmara. Renan é um dos principais aliados de Lula no Senado.

Adversários há anos, Lira e Renan trocaram críticas ao longo do dia por discordarem da forma como as Medidas Provisórias (MPs) devem tramitar no Congresso. O caso respingou no presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que acatou uma questão de ordem de Renan que contraria os interesses de Lira. A questão de ordem é um instrumento pelo qual um senador levanta dúvida a respeito da interpretação ou da aplicação do regimento do Senado.

Guimarães disse não acreditar que a rivalidade na política alagoana está por trás da disputa entre Lira e Renan. Segundo o líder do governo, “uma questão paroquial” não pode ser “superior ao interesse do país”.

Na entrevista, Guimarães também criticou a manutenção da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e mandou um recado ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dizendo que ele não é “o deus do Brasil”.

Leia abaixo ou assista ao fim deste texto a parte da entrevista de José Guimarães em que ele fala sobre a disputa entre Arthur Lira e Renan Calheiros:

A impressão é que essa situação ocorre, em grande parte, por uma disputa de poder entre o Renan Calheiros, que apresentou a questão de ordem, e o Arthur Lira, presidente da Câmara. Eles são os principais nomes da política alagoana. A impressão é que eles trouxeram Alagoas para o meio dessa discussão. Como o governo encara isso?

Eu não quero acreditar, e o governo não está preocupado com isso. Não é o centro das nossas preocupações. Uma questão paroquial não pode ser superior ao interesse do país. Isso não pode. Não quero acreditar que essa questão de Alagoas seja o modo pelo qual se estabeleceu essa crise. Nós temos disputas no Ceará, em Pernambuco, na Bahia, em todos os cantos. É preciso que o interesse do país seja levado em conta, não o do meu estado. Tenho as minhas brigas lá no Ceará com nossos aliados aqui [na Câmara], mas é preciso preservar o interesse do país. Não quero acreditar que questões minúsculas possam atrapalhar o país.

O Arthur Lira é aliado ou adversário do governo?

Ele é aliado. Foi uma pessoa importante na tramitação da PEC da Transição. Nós aprovamos a PEC sem estarmos no governo porque fizemos um acordo com o presidente Lula e com o Lira. [O acordo] foi comandado, pelo lado do governo, pelo ministro Fernando Haddad. Aprovamos a PEC com 331 votos e a desconstitucionalização do teto de gastos com 366 votos. O Lira foi um jogador importante na aprovação da PEC. Ele tem dito de forma reiterada ao Lula que tem o interesse de ajudar o país. Conversei com o Lira depois da confusão, antes dessa entrevista. Ele disse que, independentemente do problema com o Senado, eu poderia reafirmar ao presidente Lula que o interesse dele é ajudar o país com os projetos que o governo quer aprovar na Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?