Guilherme Amado

A história e a trajetória do cabelo crespo

“A história do meu cabelo crespo passa pela a história de dois países e a relação entre continentes”, escreve a autora no prefácio da obra

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
img_640x426$2019_03_19_13_14_10_578056
1 de 1 img_640x426$2019_03_19_13_14_10_578056 - Foto: Reprodução

A escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida traça os caminhos culturais e geopolíticos do cabelo crespo em seu novo livro, “Esse cabelo”, misto de romance pós-colonial e autoficção que a editora Todavia lança na segunda semana de janeiro.

“A história do meu cabelo crespo passa pela a história de dois países e a relação entre continentes”, escreve a autora no prefácio da obra.

Nascida em Luanda, filha de mãe negra angolana e pai branco português, Pereira conta, por meio de sua personagem autobiográfica “Mila”, memórias de sua adolescência, de familiares e de sua dupla nacionalidade.

O livro trabalha questões como racismo, identidade, feminismo e pertencimento, tudo pela ótica dos “indomáveis” cabelos da autora, como ela prefere chamar.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?