Grande Angular

Viva Flor: homem é preso em 15 minutos após vítima acionar aplicativo

Projeto Viva Flor permite vítima acionar a polícia após agressor descumprir medida protetiva. Nesta sexta, homem foi preso em S. Sebastião

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Secretaria de Segurança Pública/ Dvulgação
projeto viva flor 3
1 de 1 projeto viva flor 3 - Foto: Secretaria de Segurança Pública/ Dvulgação

Um homem foi preso em 15 minutos por descumprir a Medida Protetiva de Urgência nesta sexta-feira (17/3). Ao perceber o suspeito próximo, a vítima acionou o dispositivo Viva Flor pelo celular, que emitiu um sinal de alerta à polícia. O agressor foi detido e encaminhado à 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião). Esta é a sétima prisão realizada com o equipamento para monitorar vítimas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a mulher estava dentro de um ônibus quando viu o agressor. Assustada, ela usou o dispositivo para pedir ajuda. Nesse momento, a vítima foi orientada a permanecer dentro do coletivo até que os policiais militares chegassem.  A PM foi acionada pela Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas.

Viva Flor: homem é preso em 15 minutos após vítima acionar aplicativo - destaque galeria
2 imagens
Objetivo é tranquilizá-la enquanto aguarda a polícia. 
Dispositivo permite manter contato com a vítima
1 de 2

Dispositivo permite manter contato com a vítima

Secretaria de Segurança Pública/ Dvulgação
Objetivo é tranquilizá-la enquanto aguarda a polícia. 
2 de 2

Objetivo é tranquilizá-la enquanto aguarda a polícia. 

Secretaria de Segurança Pública/ Dvulgação

Com o dispositivo, também foi possível manter contato com a mulher para que ela ficasse tranquila enquanto aguardava a polícia.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a ação mostra a importância desse tipo de tecnologia para amparar mulheres ameaçadas. “O ideal era que as medidas protetivas não fossem descumpridas, mas, para contribuir com o acolhimento e proteção das vítimas de violência, há o dispositivo”.

A secretária da Mulher informou que esse é um método de ampliar a rede de proteção às vítimas e incentivar que usem cada vez mais os canais de denúncia. “As mulheres que são vítimas de agressões estão tendo apoio por meio de um aplicativo de celular, com acesso fácil e rápido”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?