Vídeo. Homem sobe em telhado para impedir derrubada de imóvel no DF
Moradores da região da Ponte Alta, no Gama, protestaram contra operação da Secretaria DF Legal. A pasta diz que área é pública
atualizado
Compartilhar notícia

Um homem tentou impedir que a casa onde ele mora fosse derrubada, durante uma operação da Secretaria de Proteção e Ordem Urbanística (DF Legal), neste sábado (3/6). O morador chegou a subir no telhado da residência, que está em uma Área de Preservação Ambiental (APA), na Ponte Alta do Gama, o que torna a construção irregular.
Os moradores da região alegam que compraram os lotes de terceiros. À época, os vendedores garantiram que tratava-se de uma área particular. O Governo do Distrito Federal (GDF), porém, contesta a informação e diz que o terreno é uma área de proteção de manancial, pertence à Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), e não pode ser regularizado.
“É a terceira vez nós últimos meses que esta pasta vai ao local para desobstruir a área pública. Apenas uma construção precisou ser removida e a operação foi finalizada no início da tarde”, alegou a pasta, por meio de nota.
Veja imagens da ação:
O homem que subiu no telhado da casa para impedir a derrubada é Rogério Siqueira Tavares. Ele diz que chegou a entrar na Justiça para que o órgão fosse impedido de demolir a casa, o que foi em vão.
O advogado do morador, Adriano Bedra, alegou que o governo “não foi capaz de provar a titularidade do imóvel, que é passível de regularização, conforme a ação de dúvida inversa”. Apesar dos protestos, os agentes envolvidos na operação conseguiram negociar com o homem para ele descesse do telhado e, enfim, demolissem a construção.