metropoles.com

TSE confirma candidatura de Paulo Octávio ao governo do DF

Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou Paulo Octávio de continuar na disputa pelo Palácio do Buriti

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
sabatina paulo octavio candidado do governo do df estúdio metrópoles 4
1 de 1 sabatina paulo octavio candidado do governo do df estúdio metrópoles 4 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por maioria, a candidatura de Paulo Octávio (PSD) para o Governo do Distrito Federal.

Nesta quinta-feira (29/9), os ministros julgaram recurso da coligação Unidos pelo DF, encabeçada pelo governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB). O grupo pedia o indeferimento da candidatura de Paulo Octávio, porque ele não se afastou da chefia de empresas privadas seis meses antes das eleições, conforme determina a lei.

“Deve se afastar de suas funções aqueles possuem contrato de obras com o Poder Público”, alegou o advogado da coligação, Bruno Rangel, durante sustentação oral no TSE.

Por quatro votos a três, o TSE liberou Paulo Octávio de continuar na disputa pelo GDF. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, desempatou a votação, e o recurso da coligação acabou negado. Moraes disse que a situação é “limítrofe”. “Não verifico eventual necessidade de desincompatibilização no prazo exigido”, afirmou.

O relator do processo, ministro Carlos Horbach, votou a favor do recurso, ou seja, para impedir a candidatura do empresário. O voto dele foi seguido pela ministra Cármen Lúcia e pelo ministro Sérgio Banhos.

Já Ricardo Lewandowski abriu a divergência e votou pela rejeição do recurso da coligação adversária de Paulo Octávio. Os ministros Raul Araújo, Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes seguiram o mesmo entendimento.

A Procuradoria-Geral Eleitoral manifestou-se, no domingo (25/9), contra a candidatura de Paulo Octávio ao governo do DF. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, apontou que Paulo Octávio não se desincompatibilizou de empresas, enquanto sócio-administrador, dentro do prazo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?