GDF anuncia novo programa de Segurança Pública para a capital federal
Chamada de DF Mais Seguro, a nova política de Segurança Pública foi dividida em 5 eixos para atender às necessidades da população local
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), lança, nesta terça-feira (14/11), uma nova política de segurança pública. Batizado de DF Mais Segura – Segurança Integral, o programa será lançado no auditório da Academia do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o programa terá como base a integralidade de ações e o envolvimento de diferentes órgãos e sociedade civil. “É uma nova forma de fazer segurança pública. Partimos da premissa de que a segurança pública é dever do Estado, mas também responsabilidade de todos. Desta forma, o exercício da segurança pública resulta em uma atuação integral e constante”, ressalta o secretário.
“Nossa nova ferramenta de gestão transcende o controle do crime, considerando as interações de fatores relativos ao indivíduo, ao ambiente e ao social, ampliando a participação dos diversos segmentos da sociedade e governo no debate e nas decisões de segurança pública. Nosso programa visa reduzir, de forma sustentável, diversos aspectos que impactam a qualidade de vida da população”, completa.
Eixos da Segurança Pública
O DF Mais Seguro foi dividido em cinco eixos temáticos, alinhados com as principais necessidades da sociedade.
O Eixo 1, o Cidade Mais Segura, desenvolve ações voltadas para a construção de espaços seguros, prevenção e mitigação de desastres e calamidades. Além disso, atua em ações que impactam a mobilidade urbana. O eixo inclui o sistema de videomonitoramento, que está em expansão; a Operação DF Livre de Carcaças; o controle de áreas de risco; a prevenção de crimes pelo design ambiental, ou seja, com base na melhoria de desordens como mato alto e falta de iluminação; e, ainda, a reordenação do trânsito e a preservação de áreas públicas.
Definido como Escola Mais Segura, o Eixo 2 busca ações de prevenção no ambiente escolar, para garantia de espaço saudável, com objetivo de dar condições para desenvolvimento pleno de crianças e jovens em idade escolar. Uma das ações deste eixo é o Protocolo de Operações para o ambiente educacional, elaborado e pactuado em conjunto por várias instituições, organizações e agências, para prevenção e atuação no combate à violência em escolas.
A capacitação de jovens, por meio de curso intitulado “Promotor de Segurança Cidadã”, e as escolas de gestão compartilhada também integram o Eixo 2. “O curso representa uma oportunidade única para nossa juventude se tornar agente ativa na prevenção da violência contra meninas e mulheres. Ao capacitá-los com conhecimento e conscientização, fortalecemos a proteção dos direitos e a preservação de vidas”, ressalta Avelar.
O Eixo 3, o Cidadão Mais Seguro, promove a garantia de direitos, liberdades e garantias, envolvendo sociedade civil e setores do governo, com base no enfrentamento qualificado à criminalidade por meio da inteligência tecnologia. Engloba projetos como Empresa Responsável, Conselhos de Segurança Comunitária e a integração de atendimentos. O programa é gratuito e está integrado a toda a base nacional de ocorrências, de veículos, de condutores, de mandados de prisão e de uma série de informações que podem ser acessadas facilmente.
O Eixo 4, o Mulher Mais Segura, que engloba a proteção e defesa da mulher, é uma das prioridades para a segurança e o Governo do Distrito Federal como um todo. Serão adotadas ações para redução dessa prática e, também, do feminicídio. A iniciativa reúne medidas preventivas e tecnológicas voltadas à proteção da mulher e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar e ao feminicídio. O eixo foi criado com objetivo de fortalecer as ações integradas, aperfeiçoar processos e protocolos, reforçar mecanismos de proteção às mulheres e reunir uma série de ações e medidas voltadas para o combate da violência de gênero, garantindo mais sincronia entre as medidas e, consequentemente, mais eficiência.
O monitoramento de vítimas e agressores em medida protetiva, o Viva Flor, e campanhas, como #MetaaColher e apoio ao #NãoaoCovarde, fazem parte do eixo voltado à proteção da mulher. “Uma das inovações que compõe o Mulher Mais Segura é a entrega do Viva Flor em delegacias, o que antes ocorria somente após determinação do Judiciário”, explica o secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.
O quinto eixo é o Servidor Mais Seguro. O objetivo é promover a qualidade de vida no trabalho, o aperfeiçoamento das habilidades e atenção à saúde dos profissionais de segurança pública, como explica o secretário executivo de Gestão Integrada, Bilmar Angelis. “O eixo foi criado com o objetivo de fomentar o bem-estar físico e mental, resultando, além da valorização ao servidor, em um melhor serviço prestado à população”.
Outras ações
Entre as ações, estão o incentivo às atividades esportivas, a montagem de academias de ginástica, a promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional e a previsão de concursos públicos. O Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) foi a primeira força contemplada com o benefício. Os equipamentos de academia serão recebidos por todas as forças de segurança pública do DF. “Investir nesse tipo de equipamento é dar aos nossos policiais e bombeiros boas condições para treinar e, consequentemente, boas condições de saúde na atuação diária, que demanda muita frequência e energia”, declarou o secretário.