Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

Secretário diz se será possível tarifa zero no transporte do DF

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, afirmou que a tarifa zero demanda aumento de despesa e ampliação da frota

17/10/2025 14:59, atualizado 17/10/2025 17:31
Igo Estrela/Metrópoles
Multidão de pessoas à direita e ônibus amarelos estacionados à esquerda

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, disse que a implantação da tarifa zero demanda aumento de despesa e ampliação da frota, sob pena de colapso do sistema.

Desde março de 2025, o transporte público é gratuito para a população aos domingos e feriados. Em entrevista ao Metrópoles, Zeno Gonçalves afirma que houve acréscimo de 260 mil passageiros no sistema.

A ampliação do programa Vai de Graça para todos os dias da semana resultaria em aumento de passageiros diários. Por isso, segundo o secretário, estão sendo realizados estudos para avaliação do impacto e das medidas necessárias para suportar o novo número de usuários.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

“Houve acréscimo de demanda 60% de pessoas que andam agora no Vai de Graça. Se eu transferir para todos os dias da semana, tenho que avaliar impacto disso na frota, na infraestrutura, na garagem. Então, assim: não posso falar em universalidade, com Vai de Graça em todos os dias, porque estaria sendo irresponsável. Primeiro, porque tem aumento da despesa; segundo, porque você precisa ter frota. Senão, você precariza o transporte e entra em colapso o sistema”, afirmou.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular

Assista:

Na entrevista ao Metrópoles, o gestor também falou sobre a redução da tarifa técnica em R$ 250 milhões por ano e comentou a criação de consórcio entre DF e Goiás para custear o transporte do Entorno do DF e baratear as passagens. Veja: