metropoles.com

Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto é exonerado

Alberto Aguiar Santos Neto chegou a ser anunciado como novo secretário, mas declinou. José Humberto Pires assume como interino

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
no Palácio do Buriti Weligton Moraes, Secretário da Comunicação e Osnei Okumoto, Secretário da Saúde, atualizam os dados sobre o covid em Brasília 2
1 de 1 no Palácio do Buriti Weligton Moraes, Secretário da Comunicação e Osnei Okumoto, Secretário da Saúde, atualizam os dados sobre o covid em Brasília 2 - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, foi exonerado. Em seu lugar, assume interinamente José Humberto Pires, que já ocupa cargo de secretário de Governo.

À coluna Grande Angular o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que queria “alguém com o apoio da rede de saúde”. E completou: “Precisava de um gestor que me ajudasse a melhorar o ritmo das ações da Secretaria de Saúde”.

O médico ortopedista Alberto Aguiar Santos Neto chegou a ser anunciado como o novo secretário, mas declinou do convite. Segundo informou o GDF, ele decidiu não assumir a função por “motivos pessoais, principalmente de ordem familiar”, e continuará tocando sua empresa.

Secretário adjunto de Gestão em Saúde, Artur Felipe Siqueira de Brito também deixará o cargo na Secretaria de Saúde.

Osnei não participou da tradicional coletiva de imprensa com informações da Covid-19 nesta quinta-feira (26/8). Ele já sofria desgastes no governo.

Histórico

Osnei Okumoto esteve na Secretaria de Saúde em dois momentos. Ele foi nomeado secretário no início da gestão de Ibaneis e saiu em março de 2020 para assumir o cargo de presidente do Hemocentro.

Mas voltou ao cargo de secretário de Saúde em setembro do ano passado, logo após o então secretário, Francisco Araújo, ser preso no âmbito da Operação Falso Negativo.

Agora, Osnei voltará para o Hemocentro.

Compartilhar notícia