Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Secretaria de Educação do DF divulga modelo de aprovação dos alunos em 2020

Em circular distribuída às escolas, a Secretaria de Educação do DF orienta que conselhos de classe revejam critérios adotados para avaliação

atualizado 26/11/2020 19:35

Ricardo Botelho/Metrópoles

A Secretaria de Educação do Distrito Federal definiu que os conselhos de classe irão avaliar os estudantes no ano letivo de 2020. Em função da pandemia do novo coronavírus, as aulas estão suspensas desde março. Escolas, alunos e professores tiveram que se reinventar para enfrentar as dificuldades do ensino mediado pela tecnologia.

Segundo circular encaminhada às escolas nessa quarta-feira (25/11), o professor tem autonomia e precisa avaliar as aprendizagens, mas deve haver debate no Conselho de Classe para que seja dada a palavra final.

A pasta orientou que o colegiado precisa rever os critérios adotados nos processos de avaliação, “considerando que as expectativas de aprendizagem para o ensino não presencial não devem ser as mesmas do ensino presencial, sempre tendo em vista a possibilidade de recuperação no ano letivo de 2021”.

A Secretaria de Educação informou às unidades escolares que está construindo um replanejamento curricular, que deve conter objetivos de aprendizagem e conteúdos a serem retomados, reforçados e reavaliados em 2021, por etapa ou modalidade.

Veja a íntegra da circular:

Secretaria de Educação divu… by Metropoles

Faltas

No caso das faltas, a pasta destacou que situações de reprovação podem ser substituídas por presença indireta – que tem o mesmo significado de presença no contexto da pandemia –, até a data da realização do Conselho de Classe Final, que deverá bater o martelo sobre a aprovação do aluno.

De acordo com o documento da Secretaria de Educação, é fundamental oferecer aos estudantes, permanentemente, a oportunidade de realizarem, ainda no ano letivo de 2020, as atividades necessárias para que sejam considerados frequentes.

E, na recuperação final, os alunos atendidos por material impresso deverão ter acesso às atividades com antecedência e precisarão devolvê-las no dia 29 de janeiro de 2021.

0

Últimas notícias