metropoles.com

Após 8/1, Sandro Avelar vai dobrar efetivo do Batalhão da Esplanada

O secretário de Segurança Pública do DF falou à coluna que o batalhão responsável pela Esplanada dos Ministérios terá cerca de 500 PMs

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
O novo secretário de segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, posa para foto em sua sala com bandeiras das forças de segurança do DF ao fundo - Metrópoles
1 de 1 O novo secretário de segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, posa para foto em sua sala com bandeiras das forças de segurança do DF ao fundo - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, disse à coluna Grande Angular que o Batalhão da Esplanada, responsável pela segurança da área que abriga as sedes dos Três Poderes e os ministérios, terá o número de policiais quase dobrado.

Atualmente, o Batalhão da Esplanada tem 270 policiais militares. Com o acréscimo, o efetivo será de 500 PMs, aproximadamente.

Esta é a primeira medida concreta tomada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) em resposta à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, ocorridas no último dia 8 de janeiro. A SSP-DF retomou a autonomia sobre a área de segurança pública depois de 23 dias sob intervenção federal.

Atualmente, o 6º Batalhão da Polícia Militar do DF (PMDF) atende a área central de Brasília, incluindo a Esplanada, Torre de TV, Rodoviária do Plano Piloto e Vila Planalto. É esta unidade que agora é chamada de Batalhão da Esplanada.

“Nós já temos um comando que envolve alguns batalhões que atuam nessa região e será reforçado para que a gente tenha, agora, perto de 500 policiais responsáveis por aquela área”, afirmou Sandro Avelar.

Assista trecho da entrevista de Sandro Avelar ao Metrópoles:

 

Novas ameaças

O secretário de Segurança Pública do DF pediu compreensão da população neste momento em razão de operações para evitar que novos eventos ocorram.

“Tem informações que vêm sendo levantadas pelas inteligências da Polícia Civil, da Polícia Militar, dos órgãos do governo federal, e essas informações, claro, ajudam a pautar as nossas decisões. A nossa forma de atuação, muitas vezes, é até incompreendida pela população, que fica às vezes prejudicada, por exemplo, em eventos onde o trânsito é modificado”, disse Sandro Avelar.

“A gente vem vivendo um momento delicado e tem feito de tudo para que nada de grave aconteça depois do que já aconteceu no dia 8 de janeiro”, acrescentou.

Assista à entrevista de Sandro Avelar, na íntegra:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?