Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Quem avisa amigo é: Kontoyanis sugere a Ibaneis estilo paizão de Roriz

Metrópoles registrou momento em que presidente do Avante trocava mensagens com o governador em sessão extraordinária da Câmara Legislativa

atualizado 25/01/2019 20:39

Hugo Barreto/Metrópoles

Um dos aliados mais próximos de Ibaneis Rocha (MDB) e peça importante na articulação que garantiu vitória para o governador no primeiro embate com a Câmara Legislativa, Lucas Kontoyanis tem uma visão pragmática sobre a fórmula do bom desempenho de um chefe do Executivo do DF. Para o presidente do Avante, há que se investir no “estilo Roriz”.

Advogado com atuação cirúrgica e duradoura nos bastidores, Kontoyanis era uma das pessoas que, no momento da votação que estendeu o modelo Instituto Hospital de Base a outras unidades da rede pública, comunicava-se com o governador, nessa quinta-feira (24/1).

Uma das trocas de mensagens feitas no auditório da Câmara Legislativa foi registrada pelo fotógrafo Hugo Barreto, do Metrópoles.

O momento era justamente o da vitória em segundo turno. Lucas informou ao governador o placar da votação. Ibaneis deu os parabéns e demonstrou certa preocupação com a postura do governista João Cardoso, que votou contra a proposta do governo, mesmo sendo da base aliada, filiado ao Avante, partido também do vice-governador, Paco Britto.

Lucas ponderou que este é o momento de agregar aliados. Foi então que relembrou o segredo do sucesso de Roriz, governador em quatro ocasiões no DF:

“Calma! Você tem que transmitir aos seus deputados que você é um paizão como era o Roriz. Pode até dar o puxão de orelhas, mas com efeito pedagógico. Nunca como vingança.”

Em seguida, Lucas alertou o governador que sua base ainda não está consolidada e mesmo os mais próximos não são “cegamente fiéis”.

Depois, reconheceu a lealdade do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB): “Essa matéria hoje só passou assim graças ao esforço de todos, mas principalmente do Rafael. Menino bom!”.

Confira a mensagem:

Hugo Barreto/Metrópoles

Últimas notícias