Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

PT prepara eleições internas e mira recuperação no DF em 2026

A última vez que o PT elegeu um governador do DF foi há 15 anos, com Agnelo Queiroz

12/02/2025 11:30, atualizado 12/02/2025 11:39
Rafaela Felicciano/Metrópoles
PT-DF

O Partido dos Trabalhadores (PT) definirá, na próxima segunda-feira (17/2), o regulamento para as eleições internas, previstas para ocorrer em todos os diretórios estaduais no dia 6 de julho.

No Distrito Federal, o bancário Jacy Afonso preside o diretório regional desde 2019. Os grupos que pretendem disputar a direção local do partido já começaram a se movimentar, incluindo o do ex-deputado federal Magela.

A última vez que o PT elegeu um governador do DF foi há 15 anos, com Agnelo Queiroz. Com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República, o partido tenta ganhar mais protagonismo também em nível regional nas eleições de 2026.

Embora não tenha representantes em cargos majoritários, o PT-DF possui três deputados distritais atualmente: Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale. O partido também tem Erika Kokay na Câmara dos Deputados.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters