metropoles.com

Prisões completam 80 dias na volta de Bolsonaro, e QG permanece deserto

Mais de 1,2 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que pediam intervenção militar contra posse de Lula foram presos em 9 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles
Imagem colorida mostra avenida e monumento ao lado esquerdo
1 de 1 Imagem colorida mostra avenida e monumento ao lado esquerdo - Foto: Metrópoles

Oitenta dias após as 1,2 mil prisões no acampamento golpista montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, a área permanece vazia, nesta quinta-feira (30/3).

Veja:

O QG concentrou, por mais de dois meses, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que pediam intervenção do Exército contra a posse de Lula (PT) na Presidência da República.

Nesta quinta-feira (30/3), data do retorno de Bolsonaro ao Brasil, após ficar três meses nos Estados Unidos, a porta do QG amanheceu deserta, da mesma forma que ficou após a canetada do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão de todos os extremistas ali acampados.

Ao todo, 294 suspeitos de participarem de atos antidemocráticos continuam presos — 86 mulheres e 208 homens.

Após a invasão e depredação do STF, do Congresso Nacional e  do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro de 2023, Moraes determinou a desocupação, em 24 horas, dos acampamentos nas imediações de quartéis-generais e unidades militares. O ministro também autorizou a prisão em flagrante de todos os acampados.

Em Brasília, em 9 de janeiro, 50 ônibus do sistema público de transporte ficaram mobilizados para levar presos os bolsonaristas acampados no QG. Os detidos foram encaminhados para a Academia da Polícia Federal e, depois, para os presídios — exceto idosos, pessoas com menos de 18 anos e mulheres com crianças.

Recepção de Bolsonaro

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se concentraram no saguão do Aeroporto Internacional de Brasília, na manhã desta quinta-feira (30/3). O voo comercial da Gol que o trouxe de Orlando pousou às 6h36.

Veja imagens dos bolsonaristas:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?