metropoles.com

Por “Carnaval viável”, blocos pedem mais ônibus e isenção de taxas

Ficou decida a criação de um grupo para organizar as festas. Os recursos serão de emendas parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves / Agência Brasília
reuniao carnaval
1 de 1 reuniao carnaval - Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), deputados distritais e representantes de blocos de Carnaval se reuniram, nesta segunda-feira (23/1), para iniciar as discussões de como será o feriado na capital do país.

No encontro, realizado no Palácio do Buriti, Celina e os parlamentares discutiram a segurança, financiamento de eventos e estrutura para os blocos. Ficou decida a criação de um grupo para organizar as festas. Os recursos virão por meio de emendas parlamentares.

Um dos pedidos foi a isenção de algumas taxas de ocupação de área pública. “Os blocos estão com problemas de estrutura. O FAC [Fundo de Apoio à Cultura] irá contemplar 34 dos mais de 270 blocos que existem no DF. Seria uma maneira de torná-los viáveis”, diz o distrital Gabriel Magno (PT).

Já Fábio Felix (PSol), durante a reunião, pontuou a importância de um plano de segurança e sugeriu um decreto específico para o Carnaval, citando Belo Horizonte (MG) como uma cidade que adota esse expediente.

Outro requerimento feito foi o de aumentar a disponibilidade de transporte público nos dias de folia com horário estendido no metrô e mais ônibus circulando.

A reunião tratou também de problemas a serem resolvidos a longo prazo. “Os blocos querem uma desburocratização para dar mais condições a mais blocos acontecerem”, diz Dayse Amarílio (PSB).

Segundo pessoas que estavam na reunião, Celina disse que o Carnaval será o “momento da virada” em relação à imagem da segurança de Brasília, afetada pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia 8 de janeiro. Ela quer aproveitar o momento para mostrar que a capital do país tem, sim, condições de garantir a segurança em grandes eventos.

Estiveram presentes representantes de blocos como Suvaco da Asa, Raparigueiros, Galinho, Bloco Rivotril, No setor, Bloco das Montadas e Bloco da Praça dos Prazeres.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?