
Grande AngularColunas

Policiais civis do DF recebem salário com reajuste uma semana após PMs
A PCDF disse que o pagamento referente ao mês de dezembro segue cronograma oficial estabelecido pelo governo federal
atualizado
Compartilhar notícia

Os policiais civis e militares do Distrito Federal receberam o salário referente ao mês de dezembro de 2025 com a incorporação da 1ª parcela do reajuste.
A remuneração dos integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi paga primeiro, no dia 30 de dezembro. Já o salário dos profissionais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) caiu na conta uma semana depois, nesta terça-feira (6/1). As forças de segurança da capital da República são custeadas com recursos federais, por meio do Fundo Constitucional do DF.
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) disse que “a decisão de não efetuar o pagamento ainda em dezembro gerou grande desconforto na categoria, especialmente diante do fato de que outras carreiras do serviço público tiveram seus reajustes pagos dentro do exercício, o que levou os policiais civis a se sentirem preteridos”.
O Sinpol-DF afirmou que, segundo informações repassadas à entidade, “a definição do pagamento para o início de janeiro decorreu de limitações de ordem fiscal, orçamentária e de fechamento financeiro do exercício, observando critérios técnicos e regras vigentes de execução orçamentária”.
“A categoria não é alheia ao contexto fiscal, mas percebeu e sentiu o impacto dessa diferenciação, que naturalmente causou frustração e apreensão entre os servidores”, declarou o diretor de Comunicação do Sinpol-DF, Talles Murilo.
A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, enviou ofício ao delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, no qual afirmou que “não restou esclarecido o motivo pelo qual o pagamento se dará apenas no dia 06 de janeiro de 2026, uma vez que, ao entendimento deste sindicato, seria possível a realização do referido pagamento já no dia 02 de janeiro, data que tradicionalmente vinha sendo considerada para esse fim”.
A PCDF disse à reportagem que “o pagamento referente ao mês de dezembro segue cronograma oficial estabelecido pelo governo federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)”.
Reajuste salarial
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou em 1º de dezembro a medida provisória que autoriza o reajuste salarial para policiais civis, militares e bombeiros da capital federal. A primeira parcela foi paga em janeiro, e a segunda sairá em fevereiro de 2026.
No caso dos PMs e dos bombeiros, o aumento na remuneração varia entre 19,6% e 28,4%, considerando o valor final acumulado. Já para os policias civis, o reajuste chega a 27,27%.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), enviou a proposta de aumento salarial dos policiais, prevendo paridade com a Polícia Federal, em fevereiro de 2025. Ao longo do ano, a pauta foi objeto de negociação envolvendo GDF, as categorias, governo federal e o Congresso Nacional.
Entenda
- Como as corporações da capital federal são custeadas pela União, todo reajuste salarial precisa de autorização do GDF, governo federal e Congresso Nacional.
- Inicialmente, a proposta envida pelo GDF previa paridade com a Polícia Federal (PF).
- Os percentuais, porém, foram alterados durante negociação das categorias com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).




