Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

PMDF tem nova comandante-geral: coronel Ana Paula Barros Habka

Ana Paula Barros Habka vai substituir o coronel Adão Teixeira no Comando-Geral da PMDF

08/01/2024 20:19, atualizado 09/01/2024 07:40
Divulgação/PMDF
Fotografia colorida de coronel da PMDF

A coronel Ana Paula Barros Habka foi nomeada nova comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A nomeação está publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (9/1).

Ana Paula exerce a função de subcomandante-geral da PMDF, desde 18 de agosto de 2023. Antes, era chefe do Departamento de Gestão de Pessoal.

A oficial já atuou como chefe da Companhia do Batalhão de Operações Especiais; foi juíza Militar na Auditoria Militar do Distrito Federal; e chefe de Segurança da Vice-Governadoria, da Casa Militar do DF.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

No currículo, ela acumula medalhas e condecorações como a Medalha Mérito Alvorada; Medalha do Mérito Segurança Pública do Distrito Federal; e a Medalha Mérito Paz no Trânsito.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular

Aposentadoria

Ana Paula vai suceder o coronel Adão Teixeira de Macedo, que deve se aposentar. Adão era subcomandante-geral da PMDF até 18 de agosto de 2023, quando assumiu a chefia da corporação após a prisão do então comandante-geral, coronel Klepter Rosa Gonçalves, no âmbito do inquérito sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Será a segunda vez que uma mulher assumirá o comando da PMDF. A primeira foi a coronel Sheyla Sampaio, que exerceu a função entre janeiro e agosto de 2019.