Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Pesquisa de spray nasal contra Covid-19 é apresentada ao ministro da Ciência

O projeto de desenvolvimento do spray nasal capaz de bloquear a entrada do coronavírus no corpo humano é desenvolvido pelo InCor

atualizado 11/01/2021 18:14

Pesquisa de spray nasal contra Covid-19 é apresentada ao ministro da CiênciaDivulgação/Sérgio Barbosa

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, teve acesso a detalhes da pesquisa de uma vacina contra a Covid-19 em formato de spray nasal. O projeto é desenvolvido no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Pontes visitou o órgão nesta segunda-feira (11/1).

A substância seria capaz de bloquear a entrada do micro-organismo no corpo humano. “O ministro mostrou muito interesse no projeto da vacina antiCovid totalmente desenvolvida no Brasil e comprometeu-se a dar apoio para que o projeto chegue logo à fase de ensaios clínicos”, disse o diretor do Laboratório de Imunologia do InCor, Jorge Kalil.

O titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações fez uma visita ao InCor a fim de debater financiamento e programas de pesquisa no Brasil, segundo o instituto. O presidente do Conselho Diretor do Incor, Roberto Kalil (à direita na foto em destaque), acompanhou a agenda. O perfil oficial de Marcos Pontes fez uma transmissão ao vivo, no Facebook, de parte do compromisso.

O InCor tem 60 pesquisas relacionadas à Covid-19, incluindo as que são desenvolvidas em parceria com outras instituições do Brasil e do exterior, de acordo com a assessoria. Os estudos visam, por exemplo, verificar efeitos de medicamentos para tratar o coronavírus e o impacto do exercício físico e do sedentarismo em pacientes sobreviventes ao vírus.

A coluna tenta contato com a assessoria do ministério. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

0

Últimas notícias