metropoles.com

OAB-DF diz que “atentados a jornalistas são ataques às instituições”

A OAB-DF repudiou o ataque brutal ao jornalista da TV Globo em Brasília Gabriel Luiz, que foi esfaqueado por dois homens na quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Gabriel Luiz
1 de 1 Gabriel Luiz - Foto: Reprodução/Redes sociais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) defendeu a importância do rápido esclarecimento sobre as razões que motivaram o esfaqueamento brutal do jornalista da TV Globo em Brasília, Gabriel Luiz, 28 anos.

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (15/4), a OAB-DF disse que “soma-se às instituições em defesa da atuação de jornalistas pela investigação do bárbaro crime perpetrado contra o jornalista”.

0

Deputados se solidarizam com Gabriel Luiz e pedem rigorosa apuração

0

“É fundamental o esclarecimento sobre as razões que motivaram o crime. Atentados a jornalistas configuram-se como ataque às instituições que são pilares da democracia, como é a imprensa. Prestamos solidariedade e apoio ao Gabriel Luiz, à sua família e amigos”, afirmou.

A nota é assinada pelo presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior; pela vice-presidente, Lenda Tariana; e pela diretora de comunicação, Raquel Cândido.

Estado de saúde

Gabriel Luiz foi levado ao Hospital de Base, onde passou por cirurgia. Ele foi transferido para a UTI do Hospital Brasília, no Lago Sul, por volta das 14h40 desta sexta. O jornalista seguirá internado na unidade de saúde até a completa recuperação.

O repórter da Globo foi esfaqueado por dois criminosos na noite dessa quinta-feira (14/4), no Sudoeste. A polícia apura se as câmeras do prédio filmaram o descarte da carteira e do celular do jornalista. Pouco antes de cometer o crime a dupla foi vista em uma pizzaria próxima ao Pão de Açúcar. O caso foi registrado como tentativa de homicídio.

O crime ocorreu por volta das 23h20. Gabriel Luiz voltava para casa quando foi seguido por dois suspeitos. Eles o cercaram e desferiram cerca de 10 golpes. Testemunhas relatam que um indivíduo segurou a vítima para o outro esfaquear. A agressão só parou porque um vizinho viu a cena e gritou.

TCDF

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Paulo Tadeu, também se solidarizou com Gabriel Luiz. “O TCDF reconhece sua excelente atuação enquanto jornalista combativo em prol do Distrito Federal, seu talento profissional e sua dedicação na busca pela verdade dos fatos”, disse.

“Torcemos para que Gabriel Luiz se recupere plenamente e esperamos que as autoridades competentes consigam apurar o que de fato aconteceu e penalizar os responsáveis por tamanha crueldade”, afirmou.

Compartilhar notícia