Número de policiais civis do DF com coronavírus chega a 183. Dois morreram
Um delegado aposentado e um agente da PCDF faleceram em decorrência da Covid-19. Percentual de contaminação é de 4,37%

O número de policiais civis do Distrito Federal que estão na ativa e foram diagnosticados com o novo coronavírus chegou a 183 nesta segunda-feira (27/7). Se somados os aposentados, a quantidade é de 240.
A Polícia Civil do DF (PCDF) informou que a corporação tem 4.184 servidores trabalhando. Isso significa que o percentual de contaminação é de 4,37%.
Dois integrantes da PCDF morreram em decorrência da Covid-19. O caso mais recente é do delegado aposentado Alexandre Moreira Dantas, que foi a óbito no dia 18 de julho de 2020.
O agente de polícia Geraldo Geovany Ribeiro Viana, 54 anos, faleceu no dia 25 de junho. O servidor era diretor adjunto da Divisão de Apoio de Serviços Gerais (DASG).
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande AngularO presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF), Rafael Sampaio, disse que as delegacias estão sobrecarregadas durante a pandemia.
“Há muita substituição de plantão. É um sentimento muito angustiante, principalmente pela falta de testes rápidos”, afirmou. Sampaio pontuou que a orientação para a população é de priorizar o atendimento por meio da internet. “Se for possível, evite o contato. É mais segurança para o cidadão e para o policial”, assinalou.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular
Frequência de envio: Diário
Ver todasO que diz a PCDF
A PCDF disse, em nota enviada à coluna, que tem tomado “diversas providências para combater a disseminação da Covid-19, entre elas, ampliou o registro de ocorrências via internet, por meio da Delegacia Eletrônica, para reduzir a circulação de pessoas nas delegacias”.
“Mais de 30 mil máscaras foram distribuídas às unidades policiais, assim como luvas, frascos e galões de álcool líquido e em gel. O Instituto de Criminalística da PCDF também está fabricando álcool 70% para o uso dos servidores, o que está auxiliando no atendimento da demanda”, afirmou.
Segundo a corporação, compras emergenciais também estão em andamento para adquirir mais desses produtos de limpeza e de proteção individual.
A desinfecção dos ambientes de trabalho e ações de vacinação de servidores contra a gripe também estão no rol das medidas tomadas pela instituição, de acordo com a PCDF. “E a Policlínica da PCDF está dando suporte aos policiais civis com orientações para evitar o contágio e monitoramento dos servidores afastados em razão do contágio”, frisou.
“Informamos, ainda, que até o momento foram diagnosticados 183 policiais com o novo coronavírus”, confirmou. A corporação assinalou, também, que foram instalados vidros nos balcões de atendimento das unidades policiais, que funcionam como uma divisória, para diminuir o risco de contágio entre as pessoas que circulam nas delegacias.











