Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

Novo pede apuração "sem antecipação de culpa" após prisão de Wilker Leão

Candidato a deputado federal pelo Novo Wilker Leão foi preso em flagrante após depredação de patrimônio da UnB

28/09/2026 08:57
Material cedido ao Metrópoles
Novo pede apuração “sem antecipação de culpa” após prisão de Wilker Leão

O diretório do Distrito Federal do Novo se manifestou sobre a prisão de Wilker Leão, candidato a distrital pelo partido. Wilker foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) após depredar patrimônio público da Universidade de Brasília (UnB) no domingo (27/9).

Na nota, divulgada nesta segunda-feira (28/9), o Novo afirmou que “é importante esclarecer que o episódio que resultou na prisão decorreu da pintura, sem autorização, de paredes externas do Instituto de Artes, que foram pintadas de branco, cobrindo pinturas existentes no local”.

“Consideramos fundamental que a conduta atribuída a Wilker seja analisada de acordo com os fatos efetivamente ocorridos e dentro do devido processo legal, sem antecipação de culpa ou responsabilidade por atos praticados por terceiros“, completou o Novo.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Veja a nota completa:

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular
Novo pede apuração “sem antecipação de culpa” após prisão de Wilker Leão - destaque galeria
3 imagens
Novo pede apuração “sem antecipação de culpa” após prisão de Wilker Leão - imagem 2
Wilker Leão é preso em flagrante após depredar prédio da UnB
Nota do Novo-DF sobre a prisão de Wilker
1 de 3

Nota do Novo-DF sobre a prisão de Wilker

Novo pede apuração “sem antecipação de culpa” após prisão de Wilker Leão - imagem 2
2 de 3

Wilker Leão é preso em flagrante após depredar prédio da UnB
3 de 3

Wilker Leão é preso em flagrante após depredar prédio da UnB

Material cedido ao Metrópoles

A inciativa de pintar as paredes do Instituto de Artes da UnB foi registrada em vídeo. Nas imagens, é possível ver o momento em que um homem desce do carro e vai questionar se Wilker teria autorização para estar pintando as paredes do instituto.

A partir desse momento, Wilker já passa a fazer ameaças contra a vítima, que precisa retornar correndo para o veículo. “Bandeirinha LGBT aqui só vai sobrar a do seu celular”, diz Wilker Leão.

Segundo a UnB, após o episódio, forças policiais foram acionadas, o que culminou na prisão em flagrante do candidato a deputado federal. No entanto, mesmo com a saída de Wilker, os apoiadores dele continuaram ameaçando os alunos que estavam no local. Um outro vídeo, anexo acima, mostra ao menos cinco pessoas agredindo um estudante.

Em nota, a UnB se manifestou acerca dos fatos e repudiou de forma veemente “os atos de violência e depredação do patrimônio público praticados pelo candidato Wilker Leão e seus apoiadores”.

“O protocolo de segurança foi colocado em prática, as forças policiais foram acionadas e houve prisão em flagrante pela Polícia Federal. A Universidade está adotando todas as providências administrativas e jurídicas cabíveis para a apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos. Os acontecimentos deste domingo revelam que os métodos adotados pela extrema-direita, além de ilegais, são covardes, porque só se viabilizam na impossibilidade do debate qualificado. Por isso, a união da comunidade em defesa da Universidade é tão importante.”

A universidade também se solidarizou com os estudantes agredidos e disse que prestará apoio aos alunos envolvidos. “A UnB seguirá firme na defesa de sua comunidade, de seus espaços e da convivência democrática.”