Grande Angular

Na contramão do PL, Hélio Lopes sugere anistia “restrita”. Veja

Projeto de lei protocolado por deputado do PL exclui violência, mortes, armas e facções de proposta de anistia do 8 de Janeiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Deputado Hélio Negrão caminhando
1 de 1 Deputado Hélio Negrão caminhando - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) protocolou, na segunda-feira (11/5), projeto de lei de anistia para envolvidos nos atos do 8 de Janeiro com alcance mais restrito do que a proposta apresentada pela direção do próprio PL na Câmara dos Deputados.

Enquanto a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) articulada pelo líder do partido, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), prevê anistia para condenados por crimes como associação criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, o texto apresentado por Hélio Lopes exclui casos com violência, grave ameaça, lesão corporal grave, morte, uso de arma de fogo, participação de organização criminosa e crimes hediondos.

Na contramão do PL, Hélio Lopes sugere anistia “restrita”. Veja - destaque galeria
3 imagens
Ministro do STF Alexandre de Moraes
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Deputado Sóstenes Cavalcante
1 de 3

Deputado Sóstenes Cavalcante

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Ministro do STF Alexandre de Moraes
2 de 3

Ministro do STF Alexandre de Moraes

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
O ex-presidente Jair Bolsonaro
3 de 3

O ex-presidente Jair Bolsonaro

Fábio Vieira/ Metrópoles

Na justificativa, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que a proposta “não possui caráter amplo ou irrestrito” e sustenta que a anistia deve ficar limitada a “condutas sem violência ou grave ameaça”.

O parlamentar também argumenta que o projeto busca “preservar a responsabilização penal nos casos que envolvam violência ou lesão a bens jurídicos fundamentais, especialmente a vida e a integridade física”.

O projeto ainda prevê que o reconhecimento da anistia dependerá de análise individual do Judiciário.

A PEC defendida pelo PL e o projeto de lei de Hélio Lopes foram apresentados após decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a aplicação da chamada Lei da Dosimetria aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro até julgamento definitivo no STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?