metropoles.com

MPDFT requisita à Saúde dados sobre vacinação de idosos contra Covid-19

A Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa solicita que o GDF informe quando idosos com idade inferior e superior a 75 anos receberão as doses

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial para Metrópoles
Vacinação contra a Covid-19 no DF
1 de 1 Vacinação contra a Covid-19 no DF - Foto: Gustavo Moreno/Especial para Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu à Secretaria de Saúde esclarecimentos sobre o plano de vacinação contra a Covid-19 para idosos com idade inferior e superior a 75 anos.

A Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa (Projid) concedeu o prazo de cinco dias para que a pasta informe em qual momento da campanha de imunização esse grupo será incluído e qual é a previsão para o início da aplicação das vacinas. O MPDFT comunicou que o documento da Projid foi encaminhado na terça-feira (19/1).

Outros questionamentos da promotoria se referem à quantidade de idosos que serão vacinados em cada uma das fases do Plano Distrital de Vacinação, se há previsão de agendamento prévio e quais medidas serão adotadas para evitar aglomeração.

O MPDFT requisitou que a Secretaria de Saúde verifique se há possibilidade de adotar medidas que facilitem a vacinação dos idosos, como aplicação das doses por meio de drive-thru ou em domicílio, no caso dos que estejam acamados ou tenham deficiência.

No total, o Distrito Federal recebeu 106.160 doses da Coronavac. A estimativa do governo local é vacinar 53.080 pessoas, que receberão duas doses em um intervalo de 14 a 28 dias. Nesta fase inicial, devem receber o imunizante trabalhadores da saúde que atuam no combate à Covid-19, pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas, seus cuidadores e indígenas.

A Secretaria de Saúde do DF frisou que a população não deve procurar as unidades para imunização, pois apenas o público-alvo receberá a vacina neste momento.

Sobre o pedido do MPDFT, a pasta informou que vai prestar todos os esclarecimentos dentro do prazo estabelecido. “Cabe ressaltar que os grupos prioritários da primeira fase da vacinação seguem o que determina o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?