Grande Angular

Morto “transfere” empresa de ônibus milionária no DF. Entenda

Único sócio da Amazônia Inter, Raimundo José Eustáquio da Conceição “assinou” o documento de transferência da empresa após o óbito dele

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Prefeitura de Planaltina
amazonia inter
1 de 1 amazonia inter - Foto: Reprodução/Prefeitura de Planaltina

Um “morto” transferiu a empresa de ônibus milionária que estava em nome dele para outra pessoa. A assinatura digital foi registrada no dia seguinte ao óbito.

Raimundo José Eustáquio da Conceição, 67 anos, era o único dono da Amazônia Inter Turismo Ltda, cujo nome fantasia é Viação Planaltina. A empresa faz o transporte de passageiros de Planaltina de Goiás e Formosa até o DF.

A Amazônia Inter tem capital social de R$ 2 milhões, de acordo com as informações oficialmente registradas na Junta Comercial do DF.

Raimundo José faleceu às 3h30 do dia 15 de outubro de 2024, em Itapirapuã (GO), segundo a certidão de óbito. Depois da morte, Raimundo José “transferiu” a Amazônia Inter para Gilberto José Ribeiro.

A assinatura do então proprietário oficial, que já estava morto, foi inserida no documento no dia seguinte ao óbito, em 16 de outubro de 2024.

Veja os documentos obtidos pelo Metrópoles:

Morto “transfere” empresa de ônibus milionária no DF. Entenda - destaque galeria
2 imagens
Morto "transferiu" empresa no dia seguinte ao óbito
Certidão de óbito que ocorreu na madrugada de 15 de outubro de 2024
1 de 2

Certidão de óbito que ocorreu na madrugada de 15 de outubro de 2024

Material obtido pelo Metrópoles
Morto "transferiu" empresa no dia seguinte ao óbito
2 de 2

Morto "transferiu" empresa no dia seguinte ao óbito

Reprodução/Junta Comercial do DF

A morte teve causa desconhecida. Segundo a certidão de óbito, a pessoa que registrou o falecimento, e não teve o nome identificado, informou que Raimundo José não deixou bens, apesar de ser único dono da Amazônia Inter.

Embora aparecesse oficialmente como proprietário da empresa milionária até o ano passado, Raimundo José recebeu auxílio emergencial do governo federal pago durante a pandemia de Covid-19 para pessoas de baixa renda.

Investigação

O caso só foi descoberto um ano após a morte e a transferência da empresa. A Prefeitura de Planaltina pediu abertura de investigação à Polícia Civil de Goiás (PCGO), na segunda-feira (6/10). O Executivo municipal também registrou denúncia de possível fraude na Junta Comercial do DF.

“Infelizmente, recebemos uma denúncia muito grave, aparentemente, de que a empresa que atua na nossa cidade estaria atuando de forma irregular, já que o antigo proprietário dela faleceu e a transferência teria sido feita depois da morte”, disse o prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomário (PP).

“Depois que tomamos conhecimento dessa situação, encaminhamos informações tanto para a Polícia civil como para a Junta Comercial do Distrito Federal para que tomem as providências para averiguar a veracidade ou não das denúncias que recebemos. É muito importante que esse serviço de transporte coletivo entre nossa cidade e o Distrito Federal seja prestado da melhor forma possível”, afirmou.

A reportagem acionou a Amazônia Inter Ltda., o novo dono da empresa e a Junta Comercial do DF, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?