metropoles.com

“É um direito”, diz presidente do Sinpol-DF sobre paridade com a PF

Policiais civis do Distrito Federal receberam recomposição salarial de 9% neste mês de julho, mas pauta de reivindicações continua

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Sinpol-DF
fotografia colorida mostra homem de terno escuro, gravata vermelha. Ele está sorrindo
1 de 1 fotografia colorida mostra homem de terno escuro, gravata vermelha. Ele está sorrindo - Foto: Divulgação/Sinpol-DF

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venancio, disse que o reajuste salarial de 18% a 24% reduz a disparidade entre as remunerações da Polícia Civil do DF (PCDF) e da Polícia Federal (PF), mas ainda não resgata a equiparação reivindicada pela categoria.

Em entrevista ao Metrópoles, nesta sexta-feira (18/7), Venancio disse que a concessão da paridade entre PCDF e PF “não é um favor que o governo nos faz, é uma obrigação e um direito, pois a Polícia Civil do Distrito Federal é originária, juntamente com a Polícia Federal, do mesmo tronco, que é Departamento Federal da Segurança Pública”.

“Tanto é que os policiais, na época do Departamento, puderam optar se queriam ir para a Polícia Civil ou Polícia Federal. Temos o mesmo regime jurídico, as mesmas leis, e a Polícia Civil está dentro da Constituição, em dois artigos. Vamos, com muito foco e determinação, alcançar esse objetivo que é a paridade salarial”, afirmou o presidente do Sinpol-DF.

Venancio disse que o aumento de 24%, aplicado às classes especiais da PCDF abrangerá, aproximadamente, 80% dos servidores da corporação, entre ativos e aposentados. As demais categorias ganharão 18% de reajuste nos salários.

O governo federal pagará a recomposição salarial às forças de segurança do DF em duas parcelas. A primeira foi incluída já nos contracheques de julho. A última será incorporada às remunerações em janeiro de 2024.

Durante a entrevista, Venancio também falou sobre o déficit de policiais civis e explicou quais providências foram tomadas pelo Sinpol-DF diante da diminuição da remuneração dos instrutores do curso de formação de agentes da PCDF.

Assista a entrevista na íntegra:

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?