metropoles.com

Justiça suspende imediatamente concursos de escrivão e agente da PCDF

A pedido do MPDFT, a Justiça determinou a suspensão imediata dos concursos para escrivão e agente da PCDF

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
policiais
1 de 1 policiais - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 3a Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal determinou, nesta sexta-feira (5/11), a suspensão imediata dos concursos para escrivão e agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O juiz Jansen Fialho de Almeida atendeu a um pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que apontou irregularidades envolvendo reserva de 20% das vagas para negros. As provas foram realizadas em agosto deste ano.

“Diante de tais fatos, mostra-se impositiva a suspensão do concurso, de modo a preservar o interesse de todos os candidatos, sem, ao mesmo tempo, ocasionar prejuízo aos que estão concorrendo às vagas reservadas para negros, haja vista tratar-se de política pública destinada à implementação do princípio da igualdade material. Assim, determinou a suspensão imediata do referido concurso público”, escreveu o juiz.

Segundo o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), do MPDFT, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) confirmou que o percentual da cota será computado somente no resultado final do certame.

Para o NED, o formato escolhido pelo Cebraspe “descumpre a legislação e acarreta a diminuição da quantidade de provas discursivas de candidatos negros a serem corrigidas e, portanto, reduz a sua participação nas demais fases do concurso”.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?