metropoles.com

Justiça rejeita recurso e mantém condenação de Arruda e mais 5 réus

Ex-governador José Roberto Arruda e mais cinco réus no âmbito da Operação Caixa de Pandora foram condenados à perda dos direitos políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
José Roberto Arruda durante as eleições 2018
1 de 1 José Roberto Arruda durante as eleições 2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal rejeitou recurso e manteve a condenação do ex-governador José Roberto Arruda e de mais cinco réus no âmbito da Operação Caixa de Pandora.

Em decisão publicada nesta quarta-feira (18/10), o juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni indeferiu os embargos de declaração apresentados por Arruda; pelo ex-chefe de gabinete Fábio Simão; pelo delator da Pandora, Durval Barbosa; pelo ex-chefe da Casa Civil do DF José Geraldo Maciel; por Omézio Ribeiro Pontes; por Renato Araújo Malcotti; e pelo ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Domingos Lamoglia.

O magistrado entendeu que, no caso de Arruda, o recurso era incabível porque pretendia discutir o mérito e não tinha o propósito específico de sanar obscuridade, contradição, omissão ou erro material na sentença.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o grupo se uniu para formar um esquema de corrupção que consiste no pagamento de dinheiro de origem ilícita a deputados distritais em troca de apoio político para o governo de Arruda.

A decisão, divulgada na quarta-feira (18/10), mantém a sentença do último dia 1º de setembro de 2023. Na ocasião, a 2ª Vara condenou Arruda à perda dos direitos políticos por 12 anos. A pena dos demais condenados é de suspensão por 8 anos.

Todos os seis devem, de forma solidária, pagar reparação de R$ 600 mil, com as devidas correções. Além disso, cada um terá de quitar multa de R$ 600 mil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?