metropoles.com

Justiça proíbe UnB de cobrar taxas por emissão de diplomas e certificados

Decisão do TRF-1 é resultado de ação do MPF. UnB também não pode cobrar por guia de transferência ou histórico escolar

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Imagem colorida de um dos corredores do ICC na Universidade de Brasília
1 de 1 Imagem colorida de um dos corredores do ICC na Universidade de Brasília - Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) está proibida de cobrar taxas relacionadas à prestação de serviço educacional, como as referentes à expedição de diplomas, certificados de conclusão de curso ou de residência médica, guia de transferência ou histórico escolar.  A universidade também não pode cobrar pelo registro desses documentos.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região atende a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal. A sentença confirma decisão anterior da primeira instância da Justiça Federal no DF.

O processo teve origem após estudantes da universidade fazerem uma representação ao MPF relatando a cobrança das taxas para liberação de diplomas e outros documentos escolares.

A instituição alegava no processo que a as taxas de matrícula estavam em conformidade com resolução do Conselho de Administração da entidade.

Em contrapartida, o MPF sustentou que Constituição estabelece a regra da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, sem distinguir entre gratuidade integral e parcial.

“Dessa forma, a gratuidade deveria ser entendida em sentido amplo, abrangendo não somente a abstenção de pagamento de mensalidades, mas quanto ao pagamento de quaisquer despesas necessárias à efetivação do ensino”.

O Ministério Público Federal tomou ciência do trânsito em julgado da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região no último dia 11, após não serem admitidos recurso especial e recurso extraordinário interpostos pela UnB, que buscavam a sua revisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?