metropoles.com

Justiça nega vacinação contra Covid-19 a adolescente de 16 anos

O jovem tem comorbidades e os pais solicitaram liminar para que ele pudesse receber duas doses da Pfizer

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Vacina pfizer
1 de 1 Vacina pfizer - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O desembargador do Tribual de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) João Egmont indeferiu um pedido de liminar para obrigar o GDF a vacinar contra a Covid-19 um adolescente de 16 anos que tem comorbidades. Os pais do jovem queriam que ele recebesse duas doses da Pfizer.

Os responsáveis pelo adolescente alegaram à Justiça que o filho sofre, desde o nascimento, de “inúmeras deficiências que o impedem de gozar de plena saúde e total acompanhamento social em consonância com a sua idade, trazendo limitações imensuráveis”.

Segundo o processo, o jovem foi diagnosticado com síndrome de origem genética desconhecida, tem malformações, sobrepeso e histórico de infecções virais e bacterianas.

No dia 17 de junho, o desembargador analisou o mandado de segurança e indeferiu a liminar à família, citando que a vacinação de adolescentes menores de 18 anos com comorbidades ou deficientes não consta no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

João Egmont escreveu que “não há justificativa para a antecipação dos efeitos da tutela, com preterição de outras pessoas, com prioridade clínica e previsão no plano de vacinação, que também aguardam na fila da rede pública de saúde para se submeterem ao mesmo procedimento de vacinação pleiteada pelo impetrante”.

Veja a decisão na íntegra:

Justiça nega vacinação cont… by Metropoles

Na quarta-feira (14/7), o magistrado homologou o pedido de desistência da família, que demonstrou desinteresse no prosseguimento da ação judicial.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em pessoas a partir de 12 anos. Porém, o Ministério da Saúde ainda não emitiu as diretrizes sobre o assunto. No DF, a vacinação para cidadãos com comorbidades é direcionada para pessoas com 18 anos ou mais.

Em São Paulo, já há previsão para que adolescentes a partir de 12 anos sejam vacinados.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?