metropoles.com

Jogos Universitários Brasileiros movimentarão R$ 11,7 milhões no DF

Cerca de 90 mil atletas participarão dos JUBs, em outubro deste ano. Brasília sediará o evento – que, devido à pandemia, não terá público

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves/ Agência Brasília
Daiane dos Santos Jubs
1 de 1 Daiane dos Santos Jubs - Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

A abertura oficial dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) ocorreu nesta quinta-feira (27/5), no Palácio do Buriti. A capital da República será a sede da maior competição universitária da América Latina, que será realizada entre os dias 10 e 18 de outubro de 2021.

A expectativa é que os JUBs movimentem, em 10 dias, R$ 11,7 milhões no DF. Ao todo, serão, pelo menos, 1.802 diárias de transporte terrestre, 33 mil hospedagens, 56 mil refeições, 2.107 medalhas, 189 troféus e 25 locais de competição.

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Luciano Cabral, ressaltou que o momento de pandemia tem sido amplamente observado. “Nós respeitamos o momento que estamos vivendo. Estamos realizando testes, fizemos competições presenciais, uma bolha de análise e foi um grande sucesso”, afirmou.

Para ele, o esporte universitário é a oportunidade para que os atletas se desenvolvam profissional e pessoalmente. “Teremos todo cuidado, vamos receber muito bem esses atletas dos 26 estados e o DF. São mais de 90 mil estudantes jogando as fases estaduais para chegar à Brasília”, completou. A competição reunirá, na capital federal, cerca de 4,5 mil atletas que já terão passado pelas eliminatórias.

Sede

Os Jogos Universitários Brasileiros são a maior competição universitária da América Latina. Em outubro, serão 25 modalidades, incluindo paradesporto e jogos eletrônicos, e 890 instituições de ensino participantes. O evento reúne cerca 6 mil pessoas, entre esportistas e comissão técnica.

“Nós disputamos com o Rio de Janeiro para sediar os jogos. Não temos o Cristo, mas receberemos os atletas de braços abertos. Nós conseguimos estabelecer, junto com governador, que esporte também é saúde”, afirmou a secretária de Esportes e Lazer do DF, Gizelle Ferreira.

Três atletas olímpicos participaram da abertura dos JUBs: Daiane dos Santos, Maurren Maggi e Felipe Wu.

A princípio, o evento será realizado sem público, devido à pandemia do novo coronavírus. A secretaria de Esportes informa que todos os atletas dos JUBs passarão por exames de detecção da Covid-19. Além disso, terão de seguir protocolos rígidos de prevenção à doença.

A última vez que Brasília sediou a principal competição universitária do calendário brasileiro foi em 2006. Desta vez, os jogos serão realizados em duas praças: Pavilhão do Parque e no Sesi de Taguatinga.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?