
Grande AngularColunas

Joesley Batista vai a Caracas e depois aos EUA falar com governo Trump
O empresário da J&F Joesley Batista deu relato ao governo Trump sobre o que encontrou na Venezuela
atualizado
Compartilhar notícia

O empresário brasileiro Joesley Batista atuou quase como um “embaixador” informal na última semana. O dono da J&F viajou de Washington, nos Estados Unidos, até Caracas, onde falou com a presidente interina Delcy Rodríguez. Em seguida, retornou aos EUA para dar um relato sobre o que encontrou na Venezuela ao governo de Donald Trump.
O itinerário do jatinho da família Batista mostra que Joesley decolou de Washington rumo à Venezuela na noite de quinta-feira (8/1). Ele retornou aos EUA na noite de sexta-feira (9/1).

Segundo fontes a par das conversas, Joesley Batista teria relatado ao governo americano cenário de estabilidade na Venezuela, após a prisão de Nicolás Maduro, no dia 3 de janeiro de 2026.
Antes, o empresário teria viajado ao país para convencer Maduro a renunciar.
O empresário brasileiro mantém relação com o governo americano em razão dos negócios da J&F no país. A JBS, pertencente ao grupo, é a maior produtora de alimentos de mundo e tem cerca de 70 mil funcionários em solo norte-americano. A Eldorado, também da J&F, vende celulose aos EUA.
O grupo já teve negócios com a Venezuela, mas, atualmente, não tem relação comercial.
Joesley Batista já tinha estado pessoalmente com Trump após o anúncio do tarifaço sobre produtos brasileiros, no ano passado.
A reportagem apurou com pessoas que acompanham a movimentação do empresário que ele tem manifestado apoio à estabilidade na América Latina, onde funciona maior parte da operação do conglomerado.
Procurada, a J&F informou que o empresário Joesley Batista “não é representante de qualquer governo”.
