Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

Interventor diz a deputado que federalização das polícias do DF não está em discussão

O interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, conversou com o deputado distrital Fábio Felix nesta sexta-feira

Repórter de Grande Angular20/01/2023 11:39, atualizado 20/01/2023 16:28
Compartilhar notícia
Reprodução
Fotografia colorida de dois homens de terno sentados em sofá, frente a frente

O interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, disse ao deputado distrital Fábio Felix (PSol) que a federalização das polícias do DF e o fim do Fundo Constitucional (FCDF) “não estão em discussão”.

Cappelli afirmou à coluna Grande Angular que a pauta do momento, liderada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, é “a possibilidade de criação de uma Guarda Nacional”, cujo objetivo seria proteger os Poderes. É uma resposta aos atos de invasão e depredação do Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

Cappelli e Felix reuniram-se na manhã desta sexta-feira (20/1). O parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, externou ao interventor preocupação com a possibilidade de tirar o comando das forças de segurança distritais do Governo do Distrito Federal (GDF).

Atualmente, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do DF são custeados com recursos da União, enviados para gestão do Executivo local por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Este ano, o orçamento do FCDF é de R$ 23 bilhões. Esses recursos também pagam parte da saúde e da educação da capital da República, porque o DF abriga as sedes dos Três Poderes e embaixadas de outros países.

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição para federalizar a segurança pública da capital do país, após a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Porém, para começar a tramitar, o projeto precisa do apoio de um terço dos integrantes do Senado — ou seja, 27 assinaturas.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters