Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

GDF faz operação para acabar com invasão em terra pública no Tororó

A Delegacia do Meio Ambiente, PMDF e o DF Legal derrubaram a caixa d'água de 20 mil litros, contêiner e outras estruturas dos invasores

06/09/2023 16:37, atualizado 06/09/2023 20:17
Compartilhar notícia
Divulgação/GDF
Operação do GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó - Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) derrubou a caixa d’água de 20 mil litros e tirou as demais estruturas montadas por grileiros em terras públicas localizadas no Tororó, em Santa Maria (DF), nesta quarta-feira (6/9).

A operação da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), DF Legal e Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ocorreu após o Metrópoles mostrar que um terreno da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), equivalente a 25 campos de futebol dentro de área de proteção ambiental (APA), foi invadido novamente.

GDF faz operação para acabar com invasão em terra pública no Tororó - destaque galeria
5 imagens
Operação foi realizada nesta quarta-feira (6/9), após reportagem do Metrópoles
A dupla suspeita de invadir terreno já tinha feito a mesma investida há três anos e foi denunciada pelo MP
GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó
GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó
GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó
1 de 5

GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó

Divulgação/GDF
Operação foi realizada nesta quarta-feira (6/9), após reportagem do Metrópoles
2 de 5

Operação foi realizada nesta quarta-feira (6/9), após reportagem do Metrópoles

Divulgação/GDF
A dupla suspeita de invadir terreno já tinha feito a mesma investida há três anos e foi denunciada pelo MP
3 de 5

A dupla suspeita de invadir terreno já tinha feito a mesma investida há três anos e foi denunciada pelo MP

Divulgação/GDF
GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó
4 de 5

GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó

Divulgação/GDF
GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó
5 de 5

GDF acaba com invasão em terra pública no Tororó

Divulgação/GDF

A região, conhecida como Tororó, é constantemente invadida por grileiros desde 2020. Dois homens foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no início deste ano por crime ambiental e parcelamento irregular de solo, justamente pela tentativa de ocupar a gleba à revelia, há três anos.

Na ação, o DF Legal indicou que uma edificação precária de madeira, com aproximadamente de 30 m², foi demolida. Além disso, muros de alvenaria e a fundação das construções também foram demolidos. Os agentes também aterraram dois poços “semi-artesianos”, desligaram um ponto clandestino de energia e apreenderam um contêiner metálico.

À época, como revelado pelo Metrópoles, Eduardo Silvério Moreira e Uneilson dos Reis Almeida usaram tratores para abrir e pavimentar pistas, furaram poços artesianos e instalaram um trailer. A ideia era fazer parcelamentos clandestinos e vender as frações.

A reportagem apurou que Eduardo e Uneilson, que se apresentam como empresários — embora não fique claro de que ramo —, são os mesmos que, na semana passada, dias antes da primeira audiência na Justiça, marcada para a próxima segunda-feira (11/9), tornaram a invadir o terreno e demarcar a região, em Santa Maria, às margens da DF-001, no Km 41 e perto de uma área da Marinha Brasileira.

No lugar foi erguido, em meio ao matagal, um muro com pouco mais de 2 metros. Ao lado da construção, porções de areia aguardavam manuseio.

A uma pequena distância dali, lonas e varais presos a um contêiner denunciam um abrigo improvisado, do qual saem fios que se conectam a câmeras de segurança fixadas em uma grande caixa d’água.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters