Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

GDF cria grupo para analisar resultados do Vai de Graça

Portaria que formaliza a criação do grupo foi publicada no DODF desta sexta-feira (27/2). Prazo para conclusão do estudo é de 180 dias

Igo Estrela/Metropoles @igoestrela
GDF cria grupo para analisar resultados do Vai de Graça

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) criou um grupo de trabalho que irá analisar e apresentar um estudo técnico sobre os custos do programa Vai de Graça. O projeto prevê que o transporte público seja gratuito em datas específicas como domingos e feriados.

A criação do grupo foi formalizada em portaria conjunta publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (27/2). Segundo o texto, o estudo deve contemplar aspectos orçamentários, financeiros, arrecadatórios e operacionais do Vai de Graça.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

À coluna, o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirmou que o grupo foi criado diante da necessidade de se avaliar os resultados do Vai de Graça. “Teve impacto na economia, geração de emprego, de renda, no dia a dia da cidade como um todo. A gente precisa avaliar”, disse.

No total, foram selecionados seis funcionários para o grupo de trabalho, entre servidores da Semob, da Secretaria de Economia do DF e do Banco de Brasília (BRB).

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular

O prazo para conclusão dos trabalhos é de 180 dias, a contar da data da primeira reunião.

Vai de graça

Em 2025, o programa Vai de Graça realizou 31.667.479 viagens realizadas sem a cobrança de passagens nos ônibus e metrô do Distrito Federal.

De acordo com a Semob, o programa funcionou durante 69 dias, incluindo domingos, feriados e datas em que o benefício foi estendido por meio de decreto do Governo do Distrito Federal (GDF).