Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

GDF admite escassez de vacina contra gripe: “Estoques quase zerados”

A Secretaria de Saúde do DF informou que houve grande aumento na procura pelo imunizante durante o fim de ano

atualizado 04/01/2022 19:14

Vírus influenzaErasmo Salomão/Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal admitiu, nesta terça-feira (4/1), a escassez de vacina contra gripe. Em nota, a pasta informou que os estoques do imunizante contra a influenza “estão quase zerados na rede pública”.

Segundo a secretaria, houve grande aumento na procura pelo imunizante durante o fim de ano. “Hoje, algumas regionais de saúde até zeraram os estoques e não têm como reabastecer, pois todas as vacinas contra a gripe da Rede Central de Frio já foram distribuídas para as sete superintendências. Esse é o caso da Região de Saúde Oeste, que não tem qualquer dose em suas unidades. A região Sudoeste possui somente 10 doses da vacina contra a gripe”, detalhou.

Como as vacinas funcionam no organismo:

0

A Secretaria de Saúde informou que a região Central tem 80 doses que serão disponibilizadas para aplicação no Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu). “Em toda a região Leste há 60 doses, já na região Centro-Sul são 400 doses disponíveis”, acrescentou a pasta. A região Norte tem 230 doses e a região Sul possui 900.

A pasta disse que, após as doses serem esgotadas, a população “deve aguardar a campanha contra a gripe de 2022, que é organizada pelo Ministério da Saúde e ocorre anualmente entre o final de março e início de abril”.

A vacina contra a influenza pode ser tomada no mesmo dia que o imunizante contra a Covid-19, segundo orientação do Ministério da Saúde.

Mais lidas
Últimas notícias