Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

DF: faixas exclusivas seguem liberadas até a 0h desta terça (7/11)

Semob decidiu manter faixas exclusivas livres ao público em geral para facilitar a volta para casa após a suspensão da greve dos rodoviários

06/11/2023 18:54, atualizado 07/11/2023 06:47
Compartilhar notícia
Breno Esaki/Metrópoles
Trânsito EPTG faixas exclusivas

As faixas exclusivas continuarão liberadas para todos os motoristas do Distrito Federal até o fim desta terça-feira (7/11). Apesar da suspensão da greve dos rodoviários, o secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo Prates, decidiu manter as vias livres, devido ao grande número de carros em circulação nas vias da capital.

“As faixas exclusivas continuam liberadas. Até porque a gente não vai conseguir mobilizar todo o transporte coletivo a tempo de fazer a volta para a casa dos trabalhadores, dos cidadãos. E muitos vieram de carro. Hoje o fluxo é muito maior do que o normal, então até meia-noite, as faixas exclusivas continuam liberadas”, afirmou.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Atualmente, 650 mil pessoas usam diariamente o sistema de transporte coletivo do DF. Deste total, 180 mil usam o Metrô, enquanto os demais dependem dos ônibus para os deslocamentos. Segundo o secretário, o GDF considerou a greve abusiva, porque estava havendo negociação.

DF: faixas exclusivas seguem liberadas até a 0h desta terça (7/11) - destaque galeria
10 imagens
A categoria reivindica reajuste salarial
O brasiliense enfrenta bastante trânsito e metrô lotado no caminho do trabalho na manhã desta segunda-feira (6/11)
Passageiros aguardam ônibus no Centro de Taguatinga
Usuários do transporte público enfrentam dificuldades desde as primeiras horas do dia em longas filas
Brasiliense enfrenta metrô lotado nesta segunda-feira (6/11)
No centro de Taguatinga, diversas pessoas aguardavam nas paradas de ônibus desde antes das 6h
1 de 10

No centro de Taguatinga, diversas pessoas aguardavam nas paradas de ônibus desde antes das 6h

Hugo Barreto/Metrópoles
A categoria reivindica reajuste salarial
2 de 10

A categoria reivindica reajuste salarial

Hugo Barreto/Metrópoles
O brasiliense enfrenta bastante trânsito e metrô lotado no caminho do trabalho na manhã desta segunda-feira (6/11)
3 de 10

O brasiliense enfrenta bastante trânsito e metrô lotado no caminho do trabalho na manhã desta segunda-feira (6/11)

Hugo Barreto/Metrópoles
Passageiros aguardam ônibus no Centro de Taguatinga
4 de 10

Passageiros aguardam ônibus no Centro de Taguatinga

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Usuários do transporte público enfrentam dificuldades desde as primeiras horas do dia em longas filas
5 de 10

Usuários do transporte público enfrentam dificuldades desde as primeiras horas do dia em longas filas

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasiliense enfrenta metrô lotado nesta segunda-feira (6/11)
6 de 10

Brasiliense enfrenta metrô lotado nesta segunda-feira (6/11)

Hugo Barreto/Metrópoles
Grande circulação de usuários de transporte público
7 de 10

Grande circulação de usuários de transporte público

Hugo Barreto/Metrópoles
Por conta da greve, metrô está operando em capacidade máxima
8 de 10

Por conta da greve, metrô está operando em capacidade máxima

Hugo Barreto/Metrópoles
A grande movimentação de passageiros foi registrada em uma das estações de Taguatinga
9 de 10

A grande movimentação de passageiros foi registrada em uma das estações de Taguatinga

Hugo Barreto/Metrópoles
Filas no metrô
10 de 10

Filas no metrô

Hugo Barreto/Metrópoles

Suspensão

A maior parte dos rodoviários do Distrito Federal decidiu suspender a greve da categoria. Em assembleia no início desta noite, os profissionais de quatro das cinco empresas em operação na capital do país acolheram a proposta de retorno ao trabalho, para retomada da negociação com as empresas de ônibus, visando a melhorias salariais.

Antes da votação na assembleia, representantes do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal (Sittrater-DF) participaram de uma audiência de conciliação com integrantes das empresas, do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Ministério Público do Trabalho.

A reunião ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). O acordo fechado estabelece a retomada parcial ao trabalho, a partir das 19h, e a volta total dos ônibus nas ruas a partir da 0h de terça-feira (7/11). Contudo, os funcionários da empresa Marechal decidiram manter os braços cruzados até a próxima quarta.

O sindicato informou aos trabalhadores que o GDF comunicou não ter condições orçamentárias de arcar com o aumento salarial de 8% pedido pela categoria.

Na semana passada, as empresas de ônibus haviam proposto reajuste de 5,33% na remuneração dos trabalhadores, bem como nos planos de saúde e odontológico, além de aumento de 8% no vale-alimentação e de 10% na cesta básica. Contudo, a categoria rejeitou.