Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

DF registra 26 casos de flurona, coinfecção de influenza e Covid

É a 1º vez que a Secretaria de Saúde registra oficialmente os casos. A coluna revelou ontem que uma menina de 8 anos está com Covid e gripe

atualizado 05/01/2022 12:31

Na imagem colorida, uma criança está posicionada do lado direito. Ela segura um lencinho sobre o nariz e está deitada em uma camaiStock

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta quarta-feira (5/1), 26 casos de flurona, a coinfecção de influenza (gripe) com Covid-19. O anúncio da dupla infecção em 26 pessoas ocorre um dia após a pasta informar que não havia nenhum caso registrado.

Como revelou a coluna na terça-feira (4/1), uma menina de 8 anos testou positivo para Influenza A e coronavírus na capital federal. A mãe da criança, que pediu para não ter o nome divulgado, disse com exclusividade à coluna que a paciente teve febre alta, dor de cabeça, dor de garganta, indisposição em geral no corpo, espirros e olhos vermelhos. A criança se recupera em casa.

0

Segundo a Secretaria de Saúde, os 26 casos são de exames de laboratórios particulares. “Não há informação de qual é a subtipagem do vírus influenza, e esses casos não estão registrados no sistema que capta hospitalizações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), portanto, não há registro de internação dos infectados”, pontuou.

A pasta orientou que as pessoas com sintomas gripais devem fazer, primeiro, o teste da Covid-19. “Caso seja negativo, deve seguir com as medidas de etiqueta respiratórias indicadas, como uso de máscara, respeitar o distanciamento, higienizar as mãos, evitar aglomerações e locais fechados”, acrescentou.

Na terça-feira, a Secretaria de Saúde confirmou a escassez de vacina contra a gripe na rede pública do DF.

Mais lidas
Últimas notícias