metropoles.com

DF investiga primeiros casos suspeitos de varíola dos macacos e hepatite misteriosa

A Secretaria de Saúde do DF investiga um caso suspeito de varíola dos macacos em um homem e de hepatite misteriosa em uma criança

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacos
1 de 1 imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacos - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga um caso suspeito de varíola dos macacos e outro de hepatite misteriosa. A informação foi confirmada pela pasta, na tarde desta terça-feira (21/6).

Varíola de macacos: o que se sabe até agora sobre a doença

0

 

Uma criança na faixa etária de 5 a 9 anos está com suspeita de hepatite misteriosa. Segundo a pasta, ela está em bom estado de saúde e em acompanhamento.

Já em relação à varíola dos macacos, o caso suspeito no DF é de um homem entre 20 e 29 anos.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que notificou o Ministério da Saúde de um caso suspeito em investigação inicial de hepatite de etiologia desconhecida. “Trata-se de uma criança, faixa etária de 5 a 9 anos, e está em bom estado de saúde, realizando acompanhamentos ambulatorial”, pontuou.

“Também foi notificado caso suspeito em investigação inicial de Monkeypox, sexo masculino, faixa etária de 20 a 29 anos”, afirmou a pasta.

A secretaria reforçou que o “DF já está preparado para lidar com a situação”. “Assim que os primeiros casos foram registrados no Brasil, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do DF emitiu um alerta epidemiológico às unidades da atenção primária e hospitalares das redes pública e privada. A Secretaria de Saúde segue atenta e monitorando os casos, até que saiam os resultados laboratoriais”, concluiu.

Sintomas

O Ministério da Saúde já confirmou oito pessoas infectadas com varíola dos macacos no Brasil.

A varíola dos macacos foi diagnosticada pela primeira vez em humanos em 1970 e, de acordo com o perfil dos pacientes infectados atualmente (homens gays ou bissexuais, em sua maioria), provavelmente é transmitida por meio do sexo sem proteção, ou mediante o contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas até cair.

Hepatite: saiba o que é a doença, quais são os sintomas e as causas

0

 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil investiga 72 casos da hepatite aguda e contabiliza 21 registros descartados. O ministério também apura se seis mortes foram causadas por essa enfermidade.

Mais uma doença vem acendendo o alerta em pais e mães de todo o Brasil: o surto da “hepatite misteriosa”. A condição carrega esse nome por conta de sua origem desconhecida e pode trazer sérias consequências, como o transplante de fígado.

A doença afeta crianças e já foi registrada em cerca de 20 países como o Reino Unido — onde está a maioria dos casos —, Espanha, Estados Unidos, França, Noruega e Argentina. O Brasil também já possui casos notificados sob investigação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações