metropoles.com

Desembargadora suspende decreto que aumentou valor do GDF Saúde

A desembargadora Maria de Lourdes Abreu deferiu liminar solicitada pelo SindEnfermeiro-DF e suspendeu o decreto de reajuste do GDF Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto / Metrópoles
Enfermeiras - Metrópoles
1 de 1 Enfermeiras - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Maria de Lourdes Abreu suspendeu, nessa quarta-feira (4/10), o decreto que aumentou os valores do plano de saúde do Governo do Distrito Federal, o GDF Saúde.

Maria de Lourdes deferiu liminar no âmbito de um mandado de segurança apresentado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF).

A magistrada considerou que o Decreto Distrital nº 44.098, de 30 de agosto de 2023, descumpriu norma que exige a deliberação prévia de Conselho de Administração do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF) para fixação dos valores de contribuição a serem pagos pelos servidores ao GDF Saúde.

Sindicatos e governo travaram uma guerra judicial em relação ao aumento do plano de saúde. Inicialmente, o reajuste foi feito por meio de uma portaria do Inas-DF. Diante dos questionamentos, a mudança nos valores do GDF Saúde foi implementada por um decreto.

No último dia 4 de setembro, a desembargadora Lucimeire Maria da Silva suspendeu liminar que havia impedido a aplicação do reajuste aos médicos da rede pública.

Na decisão em que permite o reajuste para os profissionais, a magistrada argumentou que “o déficit financeiro do plano de saúde é milionário, uma vez que os valores das contribuições dos participantes são insuficientes para manter as despesas do plano de saúde, conforme estudos atuariais juntados aos autos”.

Segundo o Inas informou à Justiça, se não houver o aumento na cobrança da contribuição mensal do GDF Saúde, o plano terá um déficit de quase R$ 148 milhões em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?