metropoles.com

Defesa vai pedir ao STF reconsideração do afastamento de Ibaneis

Um dos advogados de Ibaneis Rocha, Alberto Toron disse que fará o pedido de reconsideração do afastamento de Ibaneis até a próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/Metrópoles
Solenidade de posse de Ibaneis Rocha e Celina Leão no auditório da CLFD. O governo reemposado discursa na tribuna do plenário, diante de microfone - Metrópoles
1 de 1 Solenidade de posse de Ibaneis Rocha e Celina Leão no auditório da CLFD. O governo reemposado discursa na tribuna do plenário, diante de microfone - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Um dos advogados de Ibaneis Rocha (MDB), Alberto Toron disse que vai pedir para o emedebista voltar ao cargo de governador do Distrito Federal.

Durante a abertura do ano judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (1º/2), Toron afirmou que a defesa de Ibaneis deverá solicitar a reconsideração do afastamento até a próxima semana.

“O afastamento não parece justo, porque nada foi encontrado contra o governador e acabou a intervenção federal sobre a segurança pública do DF”, pontuou Toron, que representa Ibaneis no STF junto ao advogado Cleber Lopes.

O ministro do STF Alexandre de Moraes afastou Ibaneis do cargo, em 8 de janeiro, pelo prazo de 90 dias. A decisão foi confirmada em plenário, pela maioria dos ministros do STF.

O afastamento de Ibaneis ocorreu logo após a invasão e depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF.

À época, Moraes justificou que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.

Manifestantes golpistas invadem e destroem o Congresso nacional

0

 

A defesa de Ibaneis nega omissão ou conivência do governador afastado diante dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. O governador prestou depoimento e entregou dois celulares espontaneamente. Dois dias antes, a PF fez busca e apreensão em três endereços ligados ao emedebista, incluindo a residência dele, no Lago Sul.

Os dois aparelhos passaram por perícia na Polícia Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?